Seminário Motivacional: uma abordagem que se faz necessária diante do índice de evasão do curso superior de Ciências da Natureza do IF Fluminense campus Campos-Centro

Wander Gomes Ney, Juliana Barreto Ferreira, Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz, Letícia Nogueira Santos Tavares, Lilia do Espírito Santo Azevedo, Michelly Rosa Faustino

Resumo


O presente trabalho corresponde a uma das atividades realizadas pelo grupo PET no contexto do Curso Superior de Ciências da Natureza do campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense. Considerando os problemas de evasão e retenção escolar presentes no curso, foram coletados dados através de questionários aplicados nos dois períodos iniciais. Como resultado, verificou-se que as principais causas apresentadas estão relacionadas a deficiências de conteúdos provenientes do ensino básico e baixa motivação por parte dos alunos. Diante desse cenário, o grupo PET que já busca minimizar o primeiro problema por intermédio de monitorias, objetiva realizar, através do presente trabalho, um seminário com ênfase em fatores motivacionais. Para melhor organização do seminário, foi elaborado um outro questionário, aplicado nos primeiros períodos do Curso de Ciências da Natureza a fim de levantar dados a respeito da disponibilidade dos discentes e das causas que influenciam suas motivações (e desmotivações) em relação ao curso. O seminário será realizado em três dias e se baseará na apresentação de motivos que incentivem a permanência na graduação. No primeiro dia, será abordada a importância da motivação e informações que terão como intuito a valorização do curso. No segundo, será discutido como experiências extracurriculares e formação continuada contribuem para uma construção de saberes mais ampla. E por último, serão apresentadas algumas técnicas motivacionais. O seminário, portanto, se encaminhará nessa temática motivacional e norteadora a fim de apontar caminhos que possam contribuir para uma melhor formação acadêmica. Durante o evento, serão observados os comentários dos participantes para que seja feita uma análise do resultado do projeto.


Palavras-chave


Evasão. Motivação. Formação acadêmica.

Texto completo:

PDF