Uso pedagógico de tecnologias digitais: uma experiência com bolsistas PIBID/Química

Amanda Monteiro Pinto Barreto, Silvia Cristina Freitas Batista

Resumo


O presente trabalho relata uma pesquisa qualitativa realizada com oito bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), alunos da Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do município de Campos dos Goytacazes/RJ. O PIBID permite aos bolsistas uma participação no cotidiano escolar desde o início de sua formação e possibilita a vivência de práticas pedagógicas, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino. O objetivo da pesquisa promovida foi analisar a visão desses bolsistas PIBID/Química sobre o uso pedagógico de Tecnologias Digitais (TD) no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, os bolsistas elaboraram, juntamente com a supervisora do projeto, três atividades que envolveram o uso de TD na Química: um jogo utilizando o Kahoot, um jogo no Power Point e apresentação de um vídeo. Tais atividades foram organizadas segundo a proposta da estrutura teórica Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que propõe a integração do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Posteriormente, as atividades foram aplicadas às seis turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual parceiro do projeto, no qual os bolsistas atuavam. Os dados foram coletados por meio de questionários. O primeiro questionário sinalizou que, embora os bolsistas apresentassem conhecimento sobre o assunto, este não era muito profundo. No segundo questionário, aplicado após confecção e aplicação das atividades com uso de TD, todos relataram que consideraram tal uso importante e demonstraram interesse em continuar desenvolvendo atividades que envolvam essas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. De forma geral, a análise demostra que a TD pode ser utilizada para melhoria no processo de aprendizagem, desde que o professor esteja capacitado e tenha domínio acerca da tecnologia escolhida para tal finalidade. Logo, a pesquisa foi importante para que essa temática continue sendo trabalhada e mostra a necessidade de capacitação constante dos educadores e futuros educadores.


Palavras-chave


PIBID. Tecnologias Digitais. Química. TPACK.

Texto completo:

PDF