Edições anteriores

  • VIII Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos
    2022

    O Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos (SRHIDRO) é um evento bienal promovido desde 2007 pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (PPEA/IFF) e pelo Doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro/IFF), cujo objetivo é colaborar na difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos compatíveis com a sustentabilidade regional. Paralelamente ao SRHIDRO, foi realizado o Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, que reuniu representações regionais e nacionais de instituições públicas, da sociedade civil e usuários envolvidos no uso e no gerenciamento de recursos hídricos.
  • V Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos: Recuperação, Conservação e Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas – Práticas e Técnicas Inovadoras
    n. 5 (2016)

    O Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos é um evento bienal promovido desde 2007 pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (PPEA-IFF), com a participação de pesquisadores e limnólogos convidados que compõem o seu Comitê Científico.O objetivo do seminário é colaborar na difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos compatíveis com a sustentabilidade regional, que vêm sendo desenvolvidas a nível nacional e internacional, adaptáveis à realidade da região e estimuladoras da participação de atores sociais regiões hidrográficas do estado do Rio de Janeiro. Em 2016, o tema central do SRHIDRO será “recuperação, conservação e gestão ambiental de bacias hidrográficas”, com vistas a troca de experiências de pesquisa, extensão e inovação de metodologias e técnicas de recuperação e conservação de bacias hidrográficas, com vistas ao fortalecimento do controle social no processo de gestão e ao estímulo à gestão descentralizada, integrada e participativa de bacias hidrográficas. Durante o evento acontecem mesas-redondas, apresentações de trabalhos sob forma oral e de pôster, minicursos e oficinas. Paralelamente ao SRHIDRO 2016 foi realizado o VI Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, reunindo representações regionais e nacionais de instituições públicas, da sociedade civil e usuários envolvidos no uso e no gerenciamento de recursos hídricos.
  • 4º. Seminário sobre Gestão de Recursos Hídricos e 5º. Fórum do Observatório Ambiental
    n. 4 (2014)

    Objetivo:O objetivo do evento é colaborar na difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos compatíveis com a sustentabilidade regional, que vêm sendo desenvolvidas a nível nacional e internacional, adaptáveis à realidade da região e estimuladoras da participação de atores sociais das bacias em questão, com vistas ao fortalecimento do controle social no processo de gestão, e estimular a gestão participativa de bacias hidrográficas, fortalecendo o controle social no processo degestão de bacias hidrográficas. O SRHIDRO 2014 será conduzido pelo IF Fluminense em Campos dos Goytacazes.Histórico:O IV Seminário Regional sobre Gestão dos Recursos Hídricos - quantidade e qualidade das águas: inovação tecnológica em recursos hídricos e o V Fórum do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego são eventos realizados pelo Instituto Federal Fluminense a partir do seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Modalidade Profissional. A temática proposta para este evento, “quantidade e qualidade das águas: inovação tecnológica em recursos hídricos” buscará uma vinculação direta com a discussão sobre as propostas de transposição das águas do rio Paraíba do Sul em São Paulo que estão sendo debatidas atualmente. Por este motivo se buscará uma vinculação das discussões que serão realizadas no II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul – 2014, evento que será realizado em São José dos Campos- SP no mês de maio/2014, cujo tema principal do simpósio é "Transposição das águas: conflitos, desafios e oportunidades". Quanto ao histórico do Seminário Regional sobre Gestão dos Recursos Hídricos - SRHIDRO, o primeiro evento foi realizado em Campos dos Goytacazes na UPEA-IFF em 2007, o II SRHIDRO foi realizado em Macaé no campus Macaé – IFF em 2010 (temática: Água, Vida e Tecnologias) e o III SRHIDRO foi realizado em Búzios em 2012 (temática: Água, Vida e Tecnologias). Já o IV SRHIDRO volta a ser realizado no campus Rio Paraíba do Sul – UPEA quando também acontecerá a I Feira de Inovação Tecnológica em Recursos Hídricos do IFF.