Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Vértices?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

PARA OBTER A VERSÃO EM PDF CLIQUE AQUI

A revista Vértices é um periódico científico do IF Fluminense que tem por finalidade publicar contribuições originais sobre temas relevantes nas diversas áreas do conhecimento humano.

 

Categorias de textos


Além dos artigos originais, que têm prioridade, a revista Vértices publica artigos de revisão, resenhas, e resumos de dissertações e teses:

- artigo original: contribuição destinada a divulgar os resultados de pesquisa original (de 6 a 25 laudas);

- artigo de revisão: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto, contendo obrigatoriamente conclusões (de 6 a 25 laudas);

- resenha: crítica de livro publicado ou produto produzido nos últimos três anos (de 1 a 5 laudas);

- dissertação e tese: resumo de dissertação ou tese defendida nos últimos três anos (1 lauda).

 

 

Normas para encaminhamento e formatação

O artigo deve destinar-se exclusivamente à revista Vértices, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outra publicação. Exceto para os resumos, desde que haja justificativa no campo "Comentários ao Editor", no momento da submissão.

 

Os textos deverão ser encaminhados após cadastro do Autor (seguir os 5 passos para cadastramento no endereço www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices). VER TUTORIAL COMPLETO SOBRE O PROCESSO SUBMISSÃO

Os arquivos podem estar em formato Microsoft Word ou OpenDocument (desde que não ultrapassem 6MB). Deverão ser redigidos, preferencialmente, em língua portuguesa; sendo aceitos, também, textos em língua inglesa ou língua espanhola. Deverão possuir no mínimo 6 laudas e no máximo 25.

O formato é: folha A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, todas as margens com 2,5 cm, espaçamento simples entre linhas e coluna única. Títulos e subtítulos devem vir em negrito, sendo os títulos em fonte tamanho 18 e subtítulos 14. Todos os artigos devem conter resumo (até 100 palavras) e palavras-chave (de 3 a 5 palavras). Os textos redigidos em língua portuguesa ou língua espanhola deverão apresentar: título (title), resumo (abstract) e palavras-chave (keywords) em inglês. As informações sobre autoria do artigo, como, o(s) nome(s) do(s) autor(es), titulação máxima e filiação institucional deverão ser incluídos nos metadados, no momento de submissão do artigo (ver instruções para submissão no tutorial).

a) Referências: devem estar listadas apenas aquelas efetivamente empregadas na redação do artigo. Deverão obedecer a NBR 6023, de agosto de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A exatidão das referências e sua correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es). Devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor e não numeradas. Seguem alguns modelos de referências mais utilizadas:

RAMALHO, H. A. et al. Ecologia e desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 1998.

OLIVEIRA, M. J. S. O tabagismo em adolescentes. Revista de Saúde Pública, v. 32, n.12, p. 79-83, jan./mar. 1989.

SOUSA, N. J. Sistemas de qualidade: uso em empresas de construção de edifícios. São Paulo, 2001. 462p. Tese (Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Universidade de São Paulo, 2001.

VIEIRA, C. M. Assistência ao educando no ensino fundamental. Avaliação educacional [on-line], v. 33, n. 7, 1999. Disponível em: < http:///www.scielo.aed.com.br > . Acesso em: 22 jan. 2002.

b) Citações: as citações devem obedecer a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT. Podem ser por sistema autor-data ou por sistema numérico.

Exemplo do sistema autor-data: Segundo Morais "a possibilidade de se efetivar a descoberta era ínfima" (MORAES, 1995, p. 27).

Exemplo do sistema numérico: Diz Rui Barbosa: "Tudo é viver, previvendo."15

(Indicar a referência completa em nota ao final do artigo).

c) Notas: para notas explicativas utiliza-se o sistema numérico em notas de rodapé. A numeração é feita em algarismos arábicos e com sequência única e consecutiva.

d) Tabelas, quadros e figuras: devem ser apresentados o mais próximo possível do texto a que se referem, numerados consecutivamente com algarismos arábicos e possuir títulos breves. A revista Vértices poderá solicitar as imagens ao autor, se necessário, nas extensões: jpg ou tiff. Em caso de apresentação de imagem com definição inadequada, que possa vir a prejudicar a qualidade de sua impressão, a revista Vértices reserva-se o direito de excluí-la, ou mesmo cancelar a publicação do artigo, se for o caso.

e) Abreviaturas e siglas: devem ser precedidas do nome completo, quando citadas pela primeira vez; e quando aparecerem nas tabelas e nas figuras, devem ser acompanhadas de explicação, se seu significado não for amplamente conhecido. Não devem ser utilizadas no título e no resumo e seu uso no texto deve ser limitado.

 

Processo de julgamento dos textos

 

Os textos submetidos à revista serão inicialmente avaliados pelo editor-chefe. Caso o texto atenda à linha editorial da revista, será encaminhado ao Conselho Editorial e a julgadores, que considerarão seu mérito para publicação. O sistema de avaliação é duplo cego. Os textos poderão ser incluídos em três categorias:

(A) aceitação incondicional: o artigo deve ser publicado. O tema é de grande interesse para a área do artigo, é inovador e está bem escrito. Apenas pequenas correções são necessárias, e estas podem ser feitas pela própria equipe de editoração;

(B) aceitação condicional: alterações de pequeno ou médio porte devem ser conduzidas pelo(s) autor(es) e o artigo deve voltar para reavaliação;

(C) não aceitação: as modificações necessárias ao artigo são tão extensas, que levariam a um novo artigo; assim, o artigo é recusado e o autor pode encaminhar outro, quando desejar.


Quando há aprovação do artigo, ele passa por processo de editoração, que inclui: revisão de língua portuguesa, revisão de língua inglesa, revisão técnica (normas da ABNT). Alguns textos poderão retornar aos autores para aprovação de eventuais alterações durante o processo de editoração.

O autor deverá acompanhar o processo e verificar se não existem dúvidas ou solicitações de correções do julgador e/ou editor de texto (VER EXEMPLO)

A seguir, o artigo é encaminhado para diagramação e para impressão, quando do fechamento da revista.

 

 

 

 

Envio de correspondência para:

 

IF Fluminense

Revista Vértices

A/c do Editor

Rua Coronel Walter Kramer, 357 - Parque Santo Antônio

Campos dos Goytacazes/RJ - CEP: 28080-565 - Brasil

Tel.: (22) 2737-5648

E-mail: essentia@iff.edu.br


 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo deve destinar-se exclusivamente à revista Vértices, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outra publicação. Exceto para os resumos, desde que haja justificativa no campo "Comentários ao Editor", no momento da submissão.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenDocument ou RTF (desde que não ultrapassem 6MB).
  3. URLs para as referências foram informadas, quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no editor de texto (Microsoft Word ou OpenDocument), garantindo dessa forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. A titulação máxima e a filiação institucional do(s) autor(es) serão incluídas na ocasião do cadastramento dos metadados (no campo biografia resumo).
 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Creative Commons License
 Revista Vértices é um periódico de acesso aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os usuários têm permissão para copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.

ISSN Eletrônico: 1809-2667

ISSN Impresso: 1415-2843