Professores iniciantes de Matemática: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional

Autores

  • Francisco Jeovane do Nascimento Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE
  • Eliziane Rocha Castro Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE
  • Regiane Rodrigues Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE
  • Ivoneide Pinheiro de Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n12018p111-119

Palavras-chave:

Professores iniciantes de Matemática, Formação inicial, Desenvolvimento profissional

Resumo

O estudo discorre sobre o desenvolvimento profissional de professores de Matemática iniciantes, no qual se analisaram as implicações da formação inicial do professor de Matemática iniciante em seu processo de desenvolvimento profissional, mediante as experiências singulares vivenciadas no âmbito do PIBID. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, cujos instrumentos de pesquisa foram a análise documental, observação e entrevista. Os resultados evidenciaram que as experiências singulares, vivenciadas no contexto do PIBID, propiciaram aos professores momentos de formação, constituição e aperfeiçoamento da aprendizagem da profissão, repercutindo em seu repertório de conhecimentos profissionais e na sua prática docente, além de se constituírem como subsídios na assunção docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Jeovane do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE
    Professor Efetivo da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE). Mestre e doutorando em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza/CE– Brasil. E-mail: jeonasc@hotmail.com.  
  • Eliziane Rocha Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE
    Professora Efetiva da rede municipal de ensino de Raposa/MA. Mestre e doutoranda em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza/CE – Brasil. E-mail: elizianecastro@hotmail.com.    
  • Regiane Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE
    Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza/CE – Brasil. E-mail: regianearaujjo@hotmail.com.
  • Ivoneide Pinheiro de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza/CE – Brasil. E-mail: ivoneidepinheirode.lima@gmail.com.

Publicado

27-04-2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Professores iniciantes de Matemática: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 111–119, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n12018p111-119. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/10006.. Acesso em: 20 abr. 2024.