Anatomofisiologia do estresse e o processo de adoecimento

Autores

  • Rogério da Silva Burla Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Mateus Santos Matos Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Thalita Pereira de Oliveira Rocha Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Flavia Batista Viana Correa Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Caio Oliveira Silva Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n22018p281-289

Palavras-chave:

Eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, Cortisol, Patologias

Resumo

A organização produtiva contemporânea tem imposto aos cidadãos um estilo de vida competitivo, com ameaça de desemprego, longas jornadas de trabalho, necessidade de consumir, além de outras dificuldades. Durante eventos estressantes, ocorre uma resposta do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal que secreta o hormônio cortisol. Dependendo da duração e intensidade do estressor, o nível elevado de cortisol pode ocasionar patologias. O presente estudo buscou compreender as bases anatômicas e fisiológicas do processo de adoecimento causado pelo estresse crônico. Dentre as patologias mais estudadas causadas pelo hipercortisolismo estão a hipertensão arterial, aumento da glicose sanguínea, fraqueza muscular, estrias, osteoporose, obesidade, degeneração do encéfalo e a redução da imunidade. É importante salientar que as pessoas emitem respostas diferentes ao estresse, de forma que os sinais e sintomas não serão iguais entre os acometidos. Por fim, toda iniciativa pública ou privada que estabeleça a estabilidade social, econômica e emocional pode suprimir as patologias associadas ao estresse.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério da Silva Burla, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Acadêmico em medicina na Faculdade de Medicina de Campos– Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: rogeriosburla@gmail.com.
  • Mateus Santos Matos, Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Campos dos Goytacazes/RJ
    Acadêmico em Medicina na Faculdade de Medicina de Campos – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: mateus.santos.matos15@gmail.com.
  • Thalita Pereira de Oliveira Rocha, Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Campos dos Goytacazes/RJ
    Acadêmico em Medicina na Faculdade de Medicina de Campos – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: thalitapereiradeoliveira@gmail.com.
  • Flavia Batista Viana Correa, Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Campos dos Goytacazes/RJ
    Acadêmico em Medicina na Faculdade de Medicina de Campos – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: flavinhabatistav@gmail.com.
  • Caio Oliveira Silva, Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Campos dos Goytacazes/RJ
    Acadêmico em Medicina na Faculdade de Medicina de Campos – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: c_io_oliveira@hotmail.com.

Publicado

30-08-2018

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Anatomofisiologia do estresse e o processo de adoecimento. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 281–289, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n22018p281-289. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/11529.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)