Competências de marketing exigidas para os gestores de Instituições de Ensino Superior (IES)

Autores

  • Marconi Freitas-da-Costa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Sara Oliveira e Silva
  • Thatiana Gomes Menezes da Costa

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110003

Palavras-chave:

Marketing educacional, Planejamento estratégico, Concorrência

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as competências de marketing dos gestores de duas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo uma pública e uma privada, fazendo um paralelo entre os conhecimentos de cada gestor com a teoria do marketing. Para a realização deste artigo utilizaram-se pesquisas exploratórias, pesquisa qualitativa e estudo de dois casos, através de uma entrevista semiestruturada. De acordo com a pesquisa, foi possível constatar que as IES tanto pública quanto privada utilizam o marketing, porém de formas diferenciadas. Enquanto a primeira utiliza algumas ferramentas do assunto, a segunda as utiliza de maneira mais aprofundada e com maior profissionalismo.

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Biografia do Autor

  • Marconi Freitas-da-Costa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. Professor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Campus Caruaru, Rodovia BR 104, km 59, s/n, Nova Caruaru, Caruaru-PE, CEP: 55016-630. Email: marconi_costa@hotmail.com
  • Sara Oliveira e Silva
    Graduada em Administração pela FASETE, Rua Vereador José Moreira, 1000, Centro, Paulo Afonso-BA, CEP: 48600-000. E-mail: epa.fasete@gmail.com
  • Thatiana Gomes Menezes da Costa
    Graduada em Administração pela FASETE, Rua Vereador José Moreira, 1000, Centro, Paulo Afonso-BA, CEP: 48600-000. Email: thatianagmcosta@hotmail.com

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Artigos Originais

Como Citar

Competências de marketing exigidas para os gestores de Instituições de Ensino Superior (IES). Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 37–60, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110003. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110003.. Acesso em: 28 mar. 2024.