O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS Socioambiental como Incentivo à Melhoria das Políticas Públicas Ambientais em Nível Municipal: o caso de municípios da região metropolitana do Recife – PE

Autores

  • Felipe Luiz Lima de Paulo

Palavras-chave:

Medidas legislativas, Conservação ambiental, ICMS Socioambiental, Governo municipal, Políticas públicas ambientais

Resumo

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS Socioambiental tem a proposta, em síntese, de compensar financeiramente e de promover o desenvolvimento sustentável nos municípios, estimulando a busca de resultados nos aspectos ambientais, econômicos e sociais. Nesta perspectiva, esta dissertação tem a proposta de investigar se este instrumento está incentivando a melhoria das políticas públicas ambientais em nível municipal, por meio de ações voltadas à conservação da biodiversidade, e de adequados sistemas de tratamento e disposição final de resíduos sólidos, em municípios da Região Metropolitana do Recife - RMR. A metodologia utilizada para este estudo teve abordagens quantitativas e qualitativas, por meio da análise de dados contábeis dos municípios, dos índices de conservação da biodiversidade dos municípios, e da pontuação para os resíduos sólidos. Também foram aplicados questionários nos onze municípios mais populosos da RMR e realizada uma entrevista com o responsável pelos cálculos do ICMS Socioambiental da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Ao final observou-se que a principal contribuição do ICMS Socioambiental para a melhoria das políticas públicas ambientais em nível municipal reside justamente no estímulo para o recebimento do recurso financeiro repassado por meio da transferência do ICMS arrecadado no Estado de Pernambuco para os municípios. Como recomendação, sugere-se que sejam adotadas, na prática, variáveis qualitativas para o critério “unidades de conservação”, aumentado o percentual destinado para o critério “resíduos sólidos”, e incluído o processo de coleta seletiva como mais um critério para pontuação no repasse do ICMS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Luiz Lima de Paulo
    Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS Socioambiental como Incentivo à Melhoria das Políticas Públicas Ambientais em Nível Municipal: o caso de municípios da região metropolitana do Recife – PE. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 193–194, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1230.. Acesso em: 20 abr. 2024.