Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora

Autores

  • Carolina de Cássia Ribeiro de Abreu Faculdade de Medicina de Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.19990009

Palavras-chave:

.

Resumo

Este artigo é fruto do início de uma pesquisa que busca investigar as representações presentes acerca do trabalho para o adolescente cortador de cana. Realizando as primeiras aproximações com esses adolescentes (protagonista de sua história) algumas questões começam a ser levantadas. Como forma de suscitar o debate, pretende-se com estas reflexões contribuir para que a busca da compreensão desses fenômenos presentes na região norte-noroeste do estado do RJ faça parte dos estudos nos diferentes espaços, seja na academia, nos sindicatos ou na elaboração de políticas públicas. Este trabalho pretende sinalizar questões presentes na relação educação/trabalho do adolescente cortador de cana. Primeiramente será situada a relação educação/trabalho frente aos desafios das novas tecnologias, num contexto no qual as relações de produção se encontram tão arcaicas, como é o caso específico do trabalho na lavoura de cana de açúcar. Educação, neste caso, longe de significar um instrumento concreto de mobilidade social e de ampliação de expectativas. Em seguida será analisado as relações que o adolescente cortador de cana com o trabalho e a escola. Finalmente, serão apresentadas as propostas que vêm sendo construídos no debate teórico-prático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina de Cássia Ribeiro de Abreu, Faculdade de Medicina de Campos
    Assistente Social, Professora da Faculdade de Medicina de Campos, Mestranda em Políticas Sociais nna UENF/CCH e membro da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Referências

ABREU, Carolina C. R. O trabalho infantil e o PETI: Programa de prevenção e erradicação do trabalho infantil. Vértices, Campos dos Goytacazes, ano 2, n. 1, p. 16-21, jul. 1999.

ARROYO, Miguel G. Trabalho-educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final de século. 2. ed. Petrópolis: vozes, 1998.

CRUZ, Roberto Moraes. Formação profissional e formação humana: os (des)caminhos da relação homem-trabalho na modernidade. In: AUED, Bernadete Wrublevski, org. Educação para o (des)emprego. Petrópolis: Vozes, 1999.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Prefácio. In: AUED, Bernadete Wrublevski, org. Educação para o (des)emprego. Petrópolis: Vozes, 1999.

KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios teórico-metodologicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudencio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final do século. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

MACHADO, Lucilia R.S. A educação e o desafio das novas tecnologias. In: FERRETI, C.J. et al., org. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

NEVES, Delma Pessanha. Por trás dos verdes canaviais. Niterói: EDUFF, 1989.

NEVES, Delma Pessanha. A perversão do trabalho infantil: lógicas sociais e alternativas de prevenção. Niterói, mimeo, 1998.

NOSELLA, Paolo. A escola brasileira no final do século: um balanço. In: FRIGOTTO, Gaudencio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final de século. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, C.J. et al., org. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

SINGER, Paul. Dominação e desigualdades: estrutura de classe e repartição de renda no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, cap. 1, p. 11-25, 1981.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora. Revista Vértices, [S. l.], v. 2, p. 13–18, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.19990009. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.19990009.. Acesso em: 28 mar. 2024.