Nova Utilização para Sub-produtos da Cana, através do Desenvolvimento de Compósitos de Matriz Polimérica e Celulignina, poderá substituir Produtos de Madeira

Autores

  • Regina Coeli Martins Paes Aquino CEFET Campos
  • José Roberto Moraes d'Almeida Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Sérgio Neves Monteiro Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.19990007

Palavras-chave:

.

Resumo

A celulignina é um composto natural derivado da transformação físico-química da celulose e que combustível alternativo. Por possuir uma microestrutura fibrosa, a celulignina poderia ser utilizada como elemento de reforço em compósitos. Assim, no presente trabalho foi realizada uma investigação relativa ao emprego da celulignina como fase reforçadora em compósitos poliméricos possuem um potencial de competitividade com produtos industriais à base de madeira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regina Coeli Martins Paes Aquino, CEFET Campos
    M. Sc. Engenharia de Materiais, Arquiteta, licenciada em construção civil, especialista em educação, professora do CEFET- Campos e Doutoranda do Laboratório de Materiais Avançados do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense – coeli@uenf.br
  • José Roberto Moraes d'Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    D. Sc. Engenaharia de Materiais, Professor Assistente do Departamento de Ciências dos Materiais e Metalurgia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Sérgio Neves Monteiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense
    Ph. D., Engenharia dos Materiais, Professor Titular do Laboratório de Materiais Avançados - LAMAV e Diretor do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT, da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Referências

AQUINO,R.C.M.P., MONTEIRO, S.N., D'ALMEIDA, J.R. M., Desenvolvimento de Compósitos de Matriz Polimérica e Celulignina, 1998. Tese (Mestrado) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Mestrado, 1998.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Nova Utilização para Sub-produtos da Cana, através do Desenvolvimento de Compósitos de Matriz Polimérica e Celulignina, poderá substituir Produtos de Madeira . Revista Vértices, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 37–42, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.19990007. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.19990007.. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)