Da árvore ao rizoma: apontamentos para a educação ambiental na alta modernidade

Autores

  • Leonardo Bis dos Santos UENF

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20050004

Palavras-chave:

Ciência, Sociologia do conhecimento, Epistemologia, Educação ambiental, Teoria sistêmica

Resumo

A concepção de ciência inaugurada com o Iluminismo é marcada pela cisão em diversas esferas. A especialização dos saberes e a separação entre pesquisador e objeto e entre Homem e Natureza são a materialização do projeto positivista. Este panorama é metaforicamente representado pela árvore, com seus galhos estanques. O colapso desta retórica e a emergência da questão ambiental na alta modernidade sinalizam para um cenário onde os saberes se inter-relacionam. O rizoma com suas teias e interconexões representam esta nova paisagem científica que se desenha. Este trabalho se deteve em interpretar esta fase tendo em perspectiva a educação ambiental.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Bis dos Santos, UENF
    Sociólogo. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais pela UENF. Pós-graduando em Educação Ambiental pelo CEFET Campos. Pesquisador do grupo Teorias Sociais, Polêmicas e Sínteses do CNPq.

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Como Citar

Da árvore ao rizoma: apontamentos para a educação ambiental na alta modernidade. Revista Vértices, [S. l.], v. 7, n. 1/3, p. 37–46, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20050004. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20050004.. Acesso em: 24 abr. 2024.