Propostas de desenvolvimento para o Norte-noroeste Fluminense em perspectiva histórica

Autores

  • Arthur Soffiati Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20050009

Palavras-chave:

História, Desenvolvimento regional, Natureza

Resumo

Este artigo examina a relação entre natureza, projetos e iniciativas de desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro, desde o século 16, com a implantação da Capitania Hereditária de São Tomé, até a atualidade. Nele, empreende-se uma análise comparativa entre os modos de vida dos povos nativos que habitavam a região em estudo e dos conquistadores e colonizadores de origem européia, procurando mostrar como uma economia de subsistência contrastava com uma economia de mercado, que se pretende impor já com a primeira tentativa de colonização. Analisa os grandes projetos de desenvolvimento e a construção histórica do Rio de Janeiro e das duas regiões estudadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arthur Soffiati, Universidade Federal Fluminense
    Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto 3 do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional Universidade Federal Fluminense - Campos/RJ

Referências

AZEREDO COUTINHO, José Joaquim da Cunha de. Concordância das Leis de Portugal e das Bulas Pontifícias das quais umas permitem a escravidão dos pretos da África e outras proíbem a escravidão dos índios do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1988.

AZEREDO COUTINHO, José Joaquim da Cunha de. Obras Econômicas de J. J da Cunha de Azeredo Coutinho. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966. (Apresentação de Sérgio Buarque de Holanda).

BELLEGARDE, Henrique Luiz de Niemeyer. Relatório da 4ª Seção de Obras Públicas da Província do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imprensa Americana de I. P. da Costa, 1837.

CARNEIRO DA SILVA, João José. Estudos Agrícolas, 1ª e 2ª séries. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1872-1875.

CARNEIRO DA SILVA, João José_. Estudos Econômicos. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1876.

CARVALHO, Manoel Maria de (Org.). Província do Estado do Rio de Janeiro e Município Neutro. Rio de Janeiro: 1888.

CASTRO FARIA, Sheila de. A Colônia em movimento: fortuna e família no cotidiano colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

CASTRO FARIA, Sheila de. Terra e Trabalho em Campos dos Goitacases, 1850-1920. Dissertação de mestrado, ICFH: UFF, Niterói: 1986.

CASTRO, Hebe Maria Mattos de. Ao Sul da História: lavradores pobres na crise do trabalho escravo. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CASTRO, Hebe Maria Mattos de. Das cores do silêncio: os significados da liberdade no sudeste escravista-Brasil séc XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1995.

COUTO REIS, Manoel Martins do. Descrição Geográfica, Política e Cronográfica do Distrito dos Campos dos Goitacases, que por Ordem do Ilmo. E Exmo. Senhor Luiz de Vasconcellos e Souza do Conselho de S. Majestade, Vice-Rei e Capitão General do Mar e Terra do Estado do Brasil se Escreveu para Servir de Explicação ao Mapa Topográfico do mesmo Terreno, que Debaixo da Dita Ordem se Levantou. Rio de Janeiro: manuscrito original, 1785.

CRUZ, José Luís Vianna da. Os desafios na região brasileira do petróleo. In: Brasil, o Desafio da Diversidade: experiências de desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005.

FLORENTINO, Manolo. Em costas negras: uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

FRAGOSO, João Luís Ribeiro; FLORENTINO, Manolo. O Arcaísmo como Projeto: mercado Atlântico, sociedade agrária e elite mercantil no Rio de Janeiro, 1790-1840. Rio de Janeiro: Diadorim, 1993.

FRAGOSO, João Luís Ribeiro; FLORENTINO, Manolo. Homens de Grossa Aventura. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.

FRAGOSO, João Luís Ribeiro; FLORENTINO, Manolo. Sistemas Agrários em Paraíba do Sul: 1850-1920. Dissertação de mestrado, UFRJ. Rio de Janeiro: 1983.

GORENSTEIN, Riva. O Enraizamento de Interesses Mercantis Portugueses na Região Centro-Sul do Brasil: 1808-1822. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo: 1978.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Monções. 2. ed. São Paulo: Alfa-Ômega, 1976.

LAMEGO, Alberto Ribeiro. A Planície do Solar e da Senzala. Rio de Janeiro: Católica, 1934.

LAMEGO, Alberto Ribeiro.. Mármores do Muriaé. Boletim n. 97. Rio de Janeiro: Departamento Nacional da Produção Mineral/Serviço Geológico e Mineralógico, 1940.

LAMEGO, Alberto Ribeiro.. O Homem e a Serra. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1950.

LAMEGO, Alberto Ribeiro.. O Homem e o Brejo. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1946.

LARA, Sílvia Hunold. Campos da Violência: escravos e senhores na capitania do Rio de Janeiro 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

LAVRADIO, Marquês de. Relatório entregando o governo a Luiz de Vasconcellos e Sousa, que o sucedeu no vice-reinado. Revista Trimestral de História e Geografia ou Jornal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, n. 16, tomo IV, 2. ed. Rio de Janeiro: Tip. De João Ignácio da Silva, 1863

LENHARO, Alcir. As Tropas da Moderação. São Paulo: Símbolo, 1979.

LIMA, Tânia Andrade; SILVA, Regina Coeli Pinheiro da. Zôo-arqueologia: alguns resultados para a pré-história da Ilha de Santana. Revista de Arqueologia v. 2 n. 2. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, jul./dez. de 1984.

MALDONADO, Miguel Aires. Descrição que faz o Capitão Miguel Aires Maldonado e o Capitão José de Castilho Pinto e seus companheiros dos trabalhos e fadigas das suas vidas, que tiveram nas conquistas da capitania do Rio de Janeiro e São Vicente, com a gentilidade e com os piratas nesta costa. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, tomo XVII. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1894.

MARTINS, Roberto Borges. Minas Gerais, Século XIX: o tráfico e o apego à escravidão numa economia não-exportadora. Estudos Econômicos, XIII, n. 1, 1983.

MELLO E SOUZA, Laura de. Desclassificados do Ouro: a pobreza Mineira no Século XVIII. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

MORIN, Edgar. Sociologia: a Sociologia – do Microssocial ao Macrossocial ao Macroplanetário. Mira-Sintra: Europa-América, s/d.

MOTTA, Márcia Menendes. Pelas Bandas d’Além: fronteira fechada e arrendatários escravistas em uma Região Policultora, 1808-1888. Dissertação de mestrado, UFRJ, Rio de Janeiro: 1989.

MUNIZ, Célia Maria Loureiro. Os Donos da Terra. Dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense, Niterói: 1979.

PALMA, André Martins da. “Representação sobre os meios de promover a povoação dos Campos dos Goitacases em 1657”. Revista Trimestral do Instituo Histórico, Geográfico e Etnográfico do Brasil, tomo XLVII, parte I. Rio de Janeiro: Laemmert, 1884.

PEIXOTO, Manoel Rodrigues. Cultura da Cana de Açúcar e Porto de São João da Barra. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil: 1908.

PEIXOTO, Manoel Rodrigues. Lavoura em Campos dos Goytacazes e a baixa do Açúcar. Monitor Campista, Campos dos Goytacazes, 1874.

PONTING, Clive. Uma História verde do mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

RIBEYROLLES, Charles. Brasil Pitoresco. V. 2. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1980.

RODRIGUES DE BRITO, Francisco Saturnino. Saneamento de Campos. 2. ed. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1943.

SACHS, Ignacy. Ecodesenvolvimento: crescer sem destruir. São Paulo: Vértice, 1986.

SATURNINO BRAGA, Francisco Ferreira. Do algodoeiro e sua cultura. Monitor Campista, Campos dos Goytacazes, 8, 9 e 10 mar. 1883.

SCHUMACHER, E. F. O Negócio é Ser Pequeno. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

SCHWARTZ, Stuart B. Segredos Internos: engenhos e escravos na sociedade colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

SILVA, José Carneiro da. Memória sobre a Abertura de um Novo Canal para Facilitar a Comunicação entre a Cidade de Campos, e a Utilidade que Resulta à Civilização, à Agricultura, e ao Comércio, da Construção destas Obras. Campos dos Goytacazes: Tipografia Patriótica de A J P. Maya Parahiba, e C. A., s/d.

SILVEIRA, Pero Góis da. Carta a Martim Ferreira escrita na Vila da Rainha a 12/08/1545 apud CARVALHO, Augusto de. Apontamentos para a História da Capitania de S. Tomé. Campos: Tip e Lit de Silva, Carneiro e Comp., 1888.

SOFFIATI, Arthur. “A construção-desconstrução da região norte-fluminense numa perspectiva tetradimensional”. Anais da II Jornada de Trabalho do Laboratório de Análise do Processo Civilizatório - Tempo e espaço: a construção da história regional. Campos dos Goitacases: Universidade Estadual do Norte Fluminense: Centro de Ciências do Homem, 1998.

WILKINSON, Richard. Pobreza e Progresso: um modelo ecológico de desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro, 1974.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Propostas de desenvolvimento para o Norte-noroeste Fluminense em perspectiva histórica. Revista Vértices, [S. l.], v. 7, n. 1/3, p. 87–104, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20050009. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20050009.. Acesso em: 28 mar. 2024.