A “mão invisível” tardia no Design

Autores

  • Marcos Antonio Esquef Maciel CEFET Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20050013

Palavras-chave:

Design, Imagem, Pós-modernismo, Cultura, Estética

Resumo

O presente texto busca expor os efeitos da lógica cultural do capitalismo tardio, trazidos para o campo do Design, tanto em sua base profissional, quanto na formação educacional, no tocante às questões que norteiam o sujeito tornado fragmentado e com visões também fragmentadas, inserido nessa lógica de sociedade do espetáculo, da pujança de imagens, que produzem e que se enveredam pelo mundo da cultura, da arte, da técnica e da imaginação humana. Procura enfatizar o processo de formação do designer em meio ao domínio do reino da mercadoria e como produtor de valor simbólico ao produto, imerso em uma fragmentação característica da experiência pós-moderna.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Antonio Esquef Maciel, CEFET Campos
    Doutorando em Educação (UFF). Mestre em Educação (UFF). Bacharel em Desenho Industrial (UFRJ). Professor do Curso de Tecnologia em Design Gráfico (CEFET Campos).

Referências

ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

ARGAN, Giulio Carlo. Projeto e destino. São Paulo: Ática, 2000.

BUENO, André. A educação pela imagem & outras miragens. Revista da Escola Politécnica Joaquim Venâncio, Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro: FIOCRUZ/EPJV, n. 1, v.1, 2003.

CARLSEN, Jon Bang. Um rosto na multidão. Folha de São Paulo, Caderno Mais!, 29 mar. 1998.

CAUDURO, Flávio Vinícius. Design gráfico & pós-modernidade. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n.13, dez. 2000.

CAUDURO, Flávio Vinícius.O imaginário tipográfico pós-moderno. Disponível em: http://wawrwt.iar.unicamp.br/GTcompos2002/cauduro.html. Acesso em: 01 ago. 2005.

DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgar Blücher, 2000.

GARAY, Boris. Design gráfico e espírito jazzístico: reflexões sobre inovação constante. In: 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. 2003.

GROPIUS, Walter. Bauhaus: nova arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1997.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola. 2002.

JAMESON, Fredric. O pós-modernismo e a sociedade de consumo. In: KAPLAN, E. Ann (Org.). O mal estar do Pós-modernismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

JAMESON, Fredric. Reificação e utopia na cultura de massa. In: JAMESON, Fredric et al. Crítica Marxista. São Paulo: Brasiliense, 1994.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MELO, Chico Homem de. Os desafios do designer. São Paulo: Rosari, 2003.

REIS, Ronaldo Rosas. Educação e Estética. In: REIS, Ronaldo Rosas. Ensaios críticos sobre arte e formação humana no pós-modernismo. São Paulo: Cortez, 2005.

REIS, Ronaldo Rosas. Trabalho e conhecimento estético. Revista da Escola Politécnica Joaquim Venâncio, Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro: FIOCRUZ/EPJV, n. 4, v. 2, 2004, p. 227-250.

REIS, Ronaldo Rosas. Os dois mundos de Alexander K.: classe, consumo e cultura em Adeus Lênin!. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel (Orgs.). A diversidade cultural vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SANTONI RUGIU, Antônio. Nostalgia do mestre artesão. Campinas, SP: Autores Associados, 1988.

VILLAS-BOAS, André. Utopia e disciplina. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.

Downloads

Publicado

15-04-2010

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar