Do mito da Geometria Euclidiana ao ensino das Geometrias Não Euclidianas

Autores

  • Mylane dos Santos Barreto CEFET Campos
  • Salvador Tavares CEFET Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20070007

Palavras-chave:

Geometria Euclidiana, Quinto postulado de Euclides, Ensino e aprendizagem de Geometrias Não Euclidianas

Resumo

Das tentativas frustradas de provar que o quinto postulado de Euclides era um teorema, surgiram as Geometrias Não Euclidianas. Com os quatro primeiros postulados de Euclides e a negação do quinto, surgiram outras Geometrias cujos postulados são possíveis em modelos planos que são tão consistentes quanto o da Geometria Euclidiana. Neste artigo são apresentados os modelos, postulados e conceitos da Geometria Elíptica e Geometria Hiperbólica. Além disso, é discutido o ensino dessas Geometrias.

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Biografia do Autor

  • Mylane dos Santos Barreto, CEFET Campos
    Professora (CEFET Campos, UNED Guarus). Mestranda em Engenharia de Produção (UENF). Pós-graduanda em Educação Matemática (UNIFLU/FAFIC). Licenciada em Matemática (CEFET Campos).
  • Salvador Tavares, CEFET Campos
    Professor (CEFET Campos, UCAM Campos, UNIFLU/FAFIC, LICEU de Humanidades de Campos). Mestre em Educação Matemática (USU/RJ).

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Como Citar

Do mito da Geometria Euclidiana ao ensino das Geometrias Não Euclidianas. Revista Vértices, [S. l.], v. 9, n. 1/3, p. 73–82, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20070007. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20070007.. Acesso em: 29 mar. 2024.