Estudo de alternativas para minimizar o impacto ambiental em áreas de exploração de argilas do município de Campos dos Goytacazes, RJ

Autores

  • J. Alexandre Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • G. C. Xavier Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • M. da G. Alves Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • I. de S. Ramos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • H. M. F. Paes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100009

Palavras-chave:

Jazidas, Cerâmicas vermelhas, Agricultura

Resumo

O município de Campos dos Goytacazes é formado por uma área territorial de 4.037 Km2. Uma das bases de sua economia está voltada para a produção de artefatos cerâmicos que alcançam uma produção mensal na ordem de 75 milhões de peças cerâmicas vermelhas. As matérias-primas utilizadas para esse fim são extraídas da bacia sedimentar do Município, que é formada por um solo basicamente argiloso-siltoso, com grande potencial, não só para a indústria cerâmica como também para o setor agrícola. As explorações dessas matérias são feitas geralmente de maneiras empíricas que acabam muitas vezes gerando um impacto ambiental, pois as espessuras das camadas de argila variam em média de 2 a 4 m, tem como limite de exploração lençóis de areia ou nível de água. Nesse trabalho, buscou-se mostrar uma alternativa de exploração de jazidas, baseada na reutilização das cavas como área agrícola. Para isso é proposto que projetos de agricultura sejam consorciados com a técnica de exploração das lavras, através de exploração racional baseada em informação dos solos por prospecções.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • J. Alexandre, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
    Laboratório de Engenharia Civil – LECIV
  • G. C. Xavier, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
    Laboratório de Engenharia Civil – LECIV
  • M. da G. Alves, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
    Laboratório de Engenharia Civil – LECIV
  • I. de S. Ramos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
    Laboratório de Engenharia Civil – LECIV
  • H. M. F. Paes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Laboratório de Fitotecnia – LFIT. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Av. Alberto Lamego 2000, Horto, Campos dos Goytacazes – RJ CEP: 28013-600 - Email: jonas@uenf.br

Referências

ALEXANDRE, J. Caracterização de Argilas do Município de campos dos Goytacazes para utilização em cerâmicas vermelhas. 1997. 200p. Dissertação (Mestrado em Ciências de Engenharia, Geotecnia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, Campos dos Goytacazes, RJ, 1997.

ALEXANDRE, J. Análise de matéria-prima e composição de massa utilizada em cerâmicas vermelhas. 2000. 174p. Tese (Doutorado em Ciências de Engenharia - Geotecnia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF Campos dos Goytacazes, RJ, 2000.

CEASA. Disponível em: http://www.ceasa.rj.gov.br. Acesso em: 26 mai. 2001.

FREITAS, D. M. Águas subterrâneas na Baixada Campista (Campos dos Goytacazes, RJ): geometria, qualidade e dinâmica no aqüífero quaternário deltaico. 2009. Dissertação (Mestrado). Disponível em: <http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/3273121.html>. Acesso em: 10 dez 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 14 abr. 2007.

PAES, H. M. F. Demanda hídrica e função de produção da cultura do quiabeiro (abelmoschus esculentus (l.) moench) na região de Campos dos Goytacazes. 2003. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF, Campos dos Goytacazes – RJ, 2003.

RAMOS, I. S. Os depósitos silto-argilosos de Campos dos Goytacazes/RJ como fonte de material para a indústria de cerâmica vermelha. 2006. 240p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil - Geotecnia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, Campos dos Goytacazes, 2006.

RAMOS, I. S.; BARROSO, J.; ALVES, M. G.; LOSANO, J. S. J. Técnicas de geoprocessamento aplicadas ao diagnóstico do uso atual do solo e áreas de exploração de argila em Campos dos Goytacazes – Rj. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 11., 2002, Belo Horizonte – MG.

SINDICATO DOS CERAMISTAS DE CAMPOS. Dados coletados em entrevista. 2005.

TSUNECHIRO, A. et al. Custo e Rentabilidade da Produção de Milho Safrinha em dois Níveis Tecnológicos. Instituto de Economia Agrícola. Revista Análise Indicadora de Agronegócio, v. 2, n.5, 2007.

XAVIER, G. C. Resistência, alterabilidade e durabilidade de peças cerâmicas vermelhas. 2006. 202p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF, Campos dos Goytacazes – RJ, 2006.

WANDER, A. E. Custo de produção de feijão da 1ª e 2ª safra na região Sul de MG. EMBRAPA Arroz e Feijão. Sistema de Produção, n. 6, 2005. Versão Eletrônica.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estudo de alternativas para minimizar o impacto ambiental em áreas de exploração de argilas do município de Campos dos Goytacazes, RJ. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 7–18, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20100009. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20100009.. Acesso em: 24 abr. 2024.