Processos cognitivos nas entrelinhas da linguagem: complementaridade ou interdependência?

Autores

  • Arlete Parrilha Sendra Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Ana Bianca Rocha Miranda Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maridelma Sousa Pourbaix Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120029

Palavras-chave:

Processos cognitivos, Linguagem, Globalização dos saberes

Resumo

Desvendar como se processa a linguagem e compreender os mecanismos cognitivos inseridos na mesma desafia-nos a melhor compreender o funcionamento do cérebro. O presente artigo objetiva repensar se há  possibilidade de ocorrer processos cognitivos sem a linguagem ou se há possibilidade de linguagem sem que se estabeleçam processos interativos humanos. Na verdade, como esta interação acontece: complementaridade ou interdependência? Ou complementaridade em interdependência. Pretende-se, pois, no contexto da globalização dos saberes enfatizar a diversidade de ideias, controvérsias e interseções que contemplam a relação do cérebro com a linguagem humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arlete Parrilha Sendra, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Pós-Doutora em Semiótica pela Universidade de Salamanca. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Docente do Laboratório de Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil. E-mail: asendra@uenf.br
  • Ana Bianca Rocha Miranda, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Mestre em Cognição e Linguagem/UENF. Fonoaudióloga. Técnica de Nível Superior do Laboratório de Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil. E-mail: abrmiranda@gmail.com.
  • Maridelma Sousa Pourbaix, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Mestre em Cognição e Linguagem/UENF. Professora de Matemática. Técnica de Nível Superior do Laboratório de Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil. E-mail: pourbaix@uenf.br.

Referências

DASCAL, M.; KATRIEL, T. Digressions: a study in conversational coherence. Poetics and the theory of literature, v.4, 1979.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. Houaiss da língua portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Léxico e Grafia e Banco de Dados da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LEVY, P. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre:Artmed, 1986.

MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do conhecimento humano. São Paulo: Ed. Palas Atena, 2001.

MORATO, E. Linguagem e cognição: as reflexões de L. S. Vygotsky sobre a ação reguladora da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2.ed. São Paulo, Cortez, 2000.

PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira, 1976.

POZO, J. Teorias da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1998.

RODRIGUES, C.; TOMITCH, et al. Linguagem e cérebro humano: contribuições multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SENDRA, A. Embornal: de ensaios literários para leituras a granel. Campos dos Goytacazes: Academia Campista de Letras, 2010.

UNESCO. Política de mudança e desenvolvimento no ensino superior. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

VARELA, F. A árvore do conhecimento – as bases biológicas do conhecimento humano. Campinas/RJ: Ed. Psy, 1995.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

01-11-2012

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Processos cognitivos nas entrelinhas da linguagem: complementaridade ou interdependência?. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 23–33, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120029. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120029.. Acesso em: 19 abr. 2024.