Uso de ambiente virtual de aprendizagem no apoio à aula presencial: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense

Autores

  • Helvia Pereira Pinto Bastos Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120049

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Aprendizagem Híbrida, Software Moodle, Apoio tecnológico à aula tradicional

Resumo

O trabalho constitui um estudo de caso sobre uma experiência de aprendizagem híbrida (blended learning) com uso de ambiente virtual na plataforma Moodle, visando ampliar e apoiar atividades presenciais na disciplina "Métodos e Técnicas da Pesquisa", em um curso de Pós-Graduação lato sensu, no Instituto Federal Fluminense. O artigo descreve como o ambiente foi desenvolvido e o contexto de sua utilização. A validade da proposta pedagógica é analisada com base no questionário enviado aos alunos e em comentários feitos pelos mesmos em fórum de discussão.

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Biografia do Autor

  • Helvia Pereira Pinto Bastos, Instituto Federal Fluminense
    Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Professora do Instituto Federal Fluminense, Campus Campos-Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: helviabastos@yahoo.com.br.

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Artigos Originais

Como Citar

Uso de ambiente virtual de aprendizagem no apoio à aula presencial: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2 Especial, p. 145–158, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120049. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120049.. Acesso em: 19 mar. 2024.

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