Preservação, pesquisa e difusão do patrimônio educacional: o caso do Liceu de Humanidades de Campos (RJ)

Autores

  • Silvia Alicia Martínez UENF
  • Jussara Scafira Mesquita Viana
  • Leandro Garcia Pinho UENF
  • Michele dos Santos da Silva Gama
  • Marcio Andrade Lyrio Baldes
  • Rafaela Machado

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120054

Palavras-chave:

Patrimônio Histórico Educativo, Arquivo Histórico-Escolar, Liceu de Humanidades de Campos

Resumo

Neste artigo nos propomos a descrever e problematizar parte do percurso percorrido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão "Liceu de Humanidades de Campos: Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar)". Ao longo de sua trajetória, o Grupo foi composto por numerosos integrantes e sucessivos projetos que visam a preservação da memória histórica e educacional, a produção de estudos científicos e a divulgação do patrimônio educativo. Especial atenção será dada aos trabalhos desenvolvidos na última fase, relativos à divulgação do patrimônio e popularização da ciência. Esperamos, com o trabalho, oferecer subsídios para encorajar outros grupos de pesquisa, diretores, professores e a comunidade em geral no sentido de evitar o esquecimento do patrimônio histórico educativo, que tanto tem marcado nossa sociedade e tão pouca atenção do poder público tem despertado.

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Biografia do Autor

  • Silvia Alicia Martínez, UENF
    Doutora em Educação, Professora Associada, UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: silviam@uenf.br.
  • Jussara Scafira Mesquita Viana
    Historiadora, Bolsista de Universidade Aberta, PROEX-UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Leandro Garcia Pinho, UENF
    Doutor em Ciência da Religião (Universidade Federal de Juiz de Fora), Professor Associado, UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Michele dos Santos da Silva Gama
    Pedagoga, Bolsista de Universidade Aberta, PROEX-UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Marcio Andrade Lyrio Baldes
    Licenciado em Geografia, graduando em Pedagogia, Bolsista PROEX-UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Rafaela Machado
    Historiadora, Mestre em Sociologia Política, Bolsista de Universidade Aberta, PROEX-UENF - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.

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Como Citar

Preservação, pesquisa e difusão do patrimônio educacional: o caso do Liceu de Humanidades de Campos (RJ). Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2 Especial, p. 215–227, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120054. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120054.. Acesso em: 19 mar. 2024.

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