Caráter emancipatório da educação

Autores

  • Carlos Márcio Viana Lima Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120055

Palavras-chave:

Educação, Emancipação, Proporcionalidade antropológica, Crítica da racionalidade

Resumo

Compreender que a educação deve responder aos propósitos de emancipação, não se atendo a uma só linguagem, mas se abrindo à diversidade das visões e linguagens culturais significa instaurar um processo de crítica à tentativa unicista da razão técnico-científica e fornecer proporcionalidade antropológica ao exercício da racionalidade. Cabe à tarefa emancipatória do processo educativo estimular a crítica das pretensões unicistas da razão e propor uma formação mais plenamente humana.

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Biografia do Autor

  • Carlos Márcio Viana Lima, Instituto Federal Fluminense
    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UFJF (1997) e mestrado em Ciência da Religião - Filosofia da Religião - pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). É professor do Instituto Federal Fluminense IFF Campos-RJ, campus Campos Centro, atuou como Diretor de Departamento de Ensino Superior das Licenciauras e, atualmente, atua como Pró-Reitor de Ensino do IFF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: clima@iff.edu.br.

Referências

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Seção

Artigos Originais

Como Citar

Caráter emancipatório da educação. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2 Especial, p. 229–238, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120055. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120055.. Acesso em: 19 mar. 2024.