A correção textual no contexto escolar sob uma perspectiva dialógica

Autores

  • Carla Avena Camilotto Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20140027

Palavras-chave:

Correção textual. Análise linguística. Dialogia. EJA.

Resumo

Este artigo tece uma reflexão sobre a prática de correção textual de uma professora com alunos pertencentes ao quarto ciclo da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola no município de Itapema, em Santa Catarina. O corpusdeste artigo é composto por falas da professora, nas quais estão refletidas suas concepções pedagógicas, que contêm grande apelo normativista no uso da linguagem. Como referencial,utilizamos os autores: Costa Val, Ilari, Geraldi, Elias, Gil Neto, Cavalcante, Antunes,Passarelli, dentre outros. Constatamos que a correção textual realizada pela docente pouco auxilia o aluno a refletir sobre o funcionamento da língua.

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Biografia do Autor

  • Carla Avena Camilotto, Universidade do Vale do Itajaí
    Formação em Letras( Habilitação em Língua Portuguesa e Licenciaturas Brasileira e Portuguesa)Especialista em Educação a Distância. MESTRE EM EDUCAÇÃO pela Univali

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Publicado

02-02-2015

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A correção textual no contexto escolar sob uma perspectiva dialógica. Revista Vértices, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 221–246, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20140027. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20140027.. Acesso em: 28 mar. 2024.