Caminhos e descaminhos em busca do lugar do autor e do leitor: um olhar intertextual sobre a peça Pigmaleão

Autores

  • Elane Kreile Manhães Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Analice de Oliveira Martins Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20140029

Palavras-chave:

Pigmaleão, Leitor, Autoria

Resumo

Com um olhar mais atento sobre a peça Pigmaleão, de Bernard Shaw, este trabalho propôs uma análise do conceito de autoria e da participação do leitor nos processos de ressignificação da obra. De um lado, o autor deixa de ser a entidade soberana na tentativa de explicação da obra como fruto da interação de culturas e leituras que compõem sua formação. De outro lado, o texto escolhido como objeto de estudo deste trabalho mostrou que a obra implica uma abertura a diversas alternativas de atualizações por parte do leitor; não sendo, pois, a detentora exclusiva de suas significações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elane Kreile Manhães, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Professora do Instituto Federal Fluminense e mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. E-mail: ekreilem@gmail.com.
  • Analice de Oliveira Martins, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Estudos de Literatura pela PUC-RIO. Professora dos programas de pós-graduação lato sensu “Literatura, memória cultural e sociedade” do Instituto Federal Fluminense câmpus Campos-Centro e stricto sensu “Cognição e Linguagem” da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. E-mail: analice.martins@terra.com.br.

Downloads

Publicado

07-05-2015

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Caminhos e descaminhos em busca do lugar do autor e do leitor: um olhar intertextual sobre a peça Pigmaleão. Revista Vértices, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 23–33, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20140029. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20140029.. Acesso em: 28 mar. 2024.