Ginecologia oncológica: a corresponsabilidade na atenção à saúde da mulher

Autores

  • Debora Helena do Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ
  • Fernanda dos Reis Melo Hospital do Cancer II, Rio de Janeiro/RJ
  • Letícia Batista Silva Hospital do Cancer II, Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20140036

Palavras-chave:

Saúde, Saúde da mulher, Integralidade em saúde

Resumo

Considerado como um problema de saúde pública o câncer ginecológico apresenta uma elevada incidência de casos novos e óbitos em mulheres brasileiras, uma vez que o acesso à saúde ainda é tortuoso no Brasil, ao considerarmos as longas filas de espera, a demora na obtenção dos resultados de exames etc. Tendo em vista esses fatores impeditivos da plena atenção à saúde da mulher, é que refletimos sobre a necessidade de o Estado, sociedade e os profissionais de saúde que se encontram no atendimento direto às mulheres no Sistema Único de Saúde assumirem uma postura de corresponsabilização quanto ao atendimento das necessidades de saúde.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Debora Helena do Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ
    Assistente Social especialista em Serviço Social em Oncologia e Mestranda em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: deboranascimento_80@hotmail.com.
  • Fernanda dos Reis Melo, Hospital do Cancer II, Rio de Janeiro/RJ
    Assistente Social do Hospital do Câncer II, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz e Doutoranda em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: femelo@ig.com.br.
  • Letícia Batista Silva, Hospital do Cancer II, Rio de Janeiro/RJ
    Assistente Social do Hospital do Câncer II, Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: leticiabatistas@gmail.com.

Downloads

Publicado

07-05-2015

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Ginecologia oncológica: a corresponsabilidade na atenção à saúde da mulher. Revista Vértices, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 119–138, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20140036. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20140036.. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)