As transformações econômicas e o curso técnico em agropecuária: o caso de Campos dos Goytacazes-RJ

Autores

  • Dayane Santos Altoé Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n215-03

Palavras-chave:

Educação Profissional, Política Educacional, Agropecuária

Resumo

A instituição lócus deste estudo é a Escola Técnica Estadual Agrícola Antonio Sarlo (ETEAAS). A escola, localizada na sede do município de Campos dos Goytacazes, tem passado por um processo de desprestígio devido à redução de matrículas para o curso técnico em agropecuária. A partir disso, este trabalho buscou compreender os motivos desse declínio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa aliada à construção de um histórico da instituição. Além disso, empreendeu-se uma análise dos aspectos característicos do setor agropecuário do município onde a escola se localiza, a fim de entender as influências do mesmo para o curso. Nessa perspectiva, a pesquisa utilizou duas fontes: a primeira, formada pelas referências bibliográficas que tratavam das características da economia do município de Campos dos Goytacazes; a segunda, produzida através da realização de entrevistas individuais com pessoas que fazem parte da dinâmica da escola, entre elas, o diretor, professores e alunos. Contudo, os resultados do estudo apontaram para dois motivos: um externo, relacionado às transformações econômicas do município e outro relacionado às políticas educacionais estaduais destinadas à educação profissional agrícola, que não contemplam as especificidades da formação. Devido ao caráter desta apresentação, vamos nos ater apenas ao motivo externo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dayane Santos Altoé, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEEDUC), Campos dos Goytacazes/RJ-Brasil. E-mail: dayanessantos@gmail.com.

Downloads

Publicado

25-04-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

As transformações econômicas e o curso técnico em agropecuária: o caso de Campos dos Goytacazes-RJ. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 39–52, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v17n215-03. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v17n215-03.. Acesso em: 20 abr. 2024.