Uma nova proposta de educação para a EJA no estado do Rio de Janeiro: o olhar dos discentes

Autores

  • Cristiana Barcelos da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-01

Palavras-chave:

Educação Básica, Teoria das Representações Sociais, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este trabalho foi fruto de um estudo realizado em 2014, em uma instituição de educação pertencente à rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Buscou identificar e discutir os significados construídos por alunos acerca de uma proposta de programa chamada “Nova EJA”, implementada pela secretaria de educação. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS). Optou-se pela pesquisa empírica qualitativa tendo como foco de análise uma amostra de discentes da rede. A princípio foi feita uma reflexão histórica sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, bem como as políticas para essa modalidade de ensino. Em seguida, foi descrito o contexto de implementação e algumas características da proposta. Posteriormente, os dados foram coletados por meio de uma entrevista e analisados à luz da teoria indicada. Assim, buscando-se identificar a existência ou ausência de significações anunciadas pelos sujeitos sociais a respeito da nova política, os resultados revelaram que os sujeitos educacionais não tinham ainda construído uma representação social em torno da “Nova EJA”, uma vez que não expressavam um pensamento social comum a respeito da proposta.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiana Barcelos da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes (SMEC), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: cristianabarcelos@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

01-07-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Uma nova proposta de educação para a EJA no estado do Rio de Janeiro: o olhar dos discentes. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 7–29, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n116-01. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n116-01.. Acesso em: 19 abr. 2024.