A avaliação na educação superior pós LDB 9.394/96 : questões normativas

Autores

  • Marta Leandro da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)/Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Departamento de Ciências da Educação, Araraquara/SP

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-04

Palavras-chave:

Avaliação institucional, Reforma administrativa, Políticas públicas, Legislação federal

Resumo

Este texto vincula-se à tese de doutorado intitulada “Política de Avaliação Institucional na Educação Tecnológica: as Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, no Estado de São Paulo”. Tal investigação foi desenvolvida na perspectiva de pesquisa qualitativa em educação tendo por fundamentação teórico-metodológica os estudos no campo da política e gestão educacional; políticas públicas e sociologia da educação (avaliação). Nesse recorte contempla-se a avaliação institucional referenciada no contexto legal-normativo, pós LDB 9.394/96 e legislação complementar. Objetiva-se, então, tecer algumas reflexões e proposições sobre como o conceito de avaliação, em suas diferentes modalidades e fins, é contemplado na política educacional consubstanciada nos atos normativos e legais, bem ainda apreciar o valor conferido à avaliação no contexto da Reforma Administrativa do Estado.  

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Biografia do Autor

  • Marta Leandro da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)/Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Departamento de Ciências da Educação, Araraquara/SP
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Departamento de Ciências da Educação, São Paulo, SP – Brasil. E-mail: marpedagogiafclar@gmail.com.

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Publicado

01-07-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A avaliação na educação superior pós LDB 9.394/96 : questões normativas. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 65–78, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n116-04. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n116-04.. Acesso em: 24 abr. 2024.