Descrição e ciclo de vida da implantação de um Complexo/Empreendimento multiesportivo denominado “VELÓDROMO”

Autores

  • Wellington Silva Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Orlando Celso Longo Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-13

Palavras-chave:

Ideia, Complexo, Projeto, Ciclo de vida, Infraestrutura

Resumo

A proposta deste artigo é implantar um Complexo Multiesportivo, conforme os estágios básicos da vida de um projeto, com suas infraestruturas definidas a partir das ideias basilares que darão origem a um estudo preliminar, considerando um breve panorama histórico do ambiente local e o universo sistêmico do ambiente organizacional em todos os seus níveis. Esses fatores serão determinantes para a criação dos espaços do Complexo, voltados não só para o esporte, mas também para a cultura e o lazer; tornando-se necessário buscar a identificação das necessidades norteadoras à sua implantação, a fim de detectar possíveis desvios, em determinadas fases das etapas de materialização do projeto. Desta forma, segundo um estudo do ciclo de vida do Empreendimento, poder definir a adequada retroalimentação do sistema, objetivando corrigir falhas e fazer ajustes necessários em todo o processo, visando obter as competentes Certidões, Certificações e Autorizações. Assim, conseguir dos clientes internos e externos a devida aprovação, durante o processo construtivo e na fase de utilização.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wellington Silva Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: lingtonsg@yahoo.com.br.
  • Orlando Celso Longo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ
    Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói/RJ - Brasil. E-mail: longo@poscivil.uff.br.

Downloads

Publicado

01-07-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Descrição e ciclo de vida da implantação de um Complexo/Empreendimento multiesportivo denominado “VELÓDROMO”. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 245–270, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n116-13. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n116-13.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)