As demandas matemáticas da indústria petrolífera do Norte Fluminense

Autores

  • Ana Paula Rangel de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Rosélia da Silva Piquet Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Elis de Araújo Miranda Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n216-06

Palavras-chave:

Região Norte Fluminense, Indústria petrolífera, Matemática

Resumo

A região Norte Fluminense tem, na indústria petrolífera, um forte empregador de mão de obra técnica de nível médio. A Matemática é fundamental a esses profissionais por trabalhar competências relacionadas ao raciocínio lógico, ao poder de argumentação, à resolução de problemas, dentre outras. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo que determinou, segundo quatro grupos de entrevistados, as demandas matemáticas necessárias aos técnicos de nível médio que atuam no setor upstream da indústria petrolífera da Bacia de Campos. Os resultados mostram conteúdos, metodologias e competências que interseccionam a Matemática no trabalho em diversos setores dessa indústria. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Rangel de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades (UCAM). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) - Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. Email: anapaularangeldeandrade@gmail.com.
  • Rosélia da Silva Piquet, Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Teoria Econômica (UFRJ). Coordenadora do Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Cândido Mendes (UCAM) - Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. Email: ropiquet@terra.com.br.
  • Elis de Araújo Miranda, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Planejamento Regional e Urbano (UFRJ). Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. Professora colaboradora do Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Cândido Mendes (UCAM) - Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. Email: elismiranda10@gmail.com.

Downloads

Publicado

25-10-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

As demandas matemáticas da indústria petrolífera do Norte Fluminense. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 75–96, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n216-06. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n216-06.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)