Os institutos federais na SBPC e a iniciação científica

Autores

  • Claudio Nei Nascimento da Silva Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Gama, Brasília/DF
  • Pedro Carvalho Brom Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília/DF
  • Sara Regina Dias de Sousa Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília/DF

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n216-12

Palavras-chave:

Comunicação científica, Institutos Federais, Iniciação científica

Resumo

Este artigo analisa a publicação de resumos dos institutos federais (IFs) nos anais das reuniões anuais SBPC no período de 2008 a 2013 e busca caracterizar essa participação a partir das seguintes variáveis: quantidade de trabalhos por IF; ano; quantidade de autores em cada trabalho; natureza da autoria principal; grande área e área do conhecimento a que pertence o trabalho. Concluiu-se que as publicações dos institutos federais na SBPC têm em sua maioria a autoria principal de alunos das regiões Norte e Nordeste, e são da área da educação, sendo um importante incremento para publicação dos resultados de trabalhos de iniciação científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudio Nei Nascimento da Silva, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Gama, Brasília/DF
    Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Gama, Brasília/DF - Brasil. E-mail: claudiosinas@yahoo.com.br.
  • Pedro Carvalho Brom, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília/DF
    Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília/DF - Brasil. E-mail: pedro.brom@ifb.edu.br.
  • Sara Regina Dias de Sousa, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília/DF
    Técnica em Química pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Graduanda em Licenciatura em Química pelo IFB, Brasília/DF - Brasil. E-mail: sarinharegis@gmail.com.

Downloads

Publicado

25-10-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Os institutos federais na SBPC e a iniciação científica. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 179–191, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n216-12. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n216-12.. Acesso em: 28 mar. 2024.