Diretrizes para desenvolvimento de produto na construção civil: um estudo de caso em Campos dos Goytacazes/RJ aplicado a empreendimentos para a terceira idade

Autores

  • Neila Gondim de Azeredo

Palavras-chave:

Construção Civil, Habitação - aspectos sociais, Idosos - projetos e construção, Arquitetura

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral sugerir diretrizes para definição do produto habitação,para um determinado segmento da sociedade, privilegiando as necessidades do usuário final. O objetivo específico é ilustrar as diretrizes por meio de um estudo de caso. Dessa forma, a metodologia é desenvolvida,em duas etapas, sendo a primeira uma parte exploratória, na qual é feita a pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico-conceitual. A segunda, uma parte empírica com pesquisa de campo em um bairro dacidade de Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. Entrevistas são realizadas com utilização de um questionário estruturado para coleta de dados junto ao público-alvo. O estudo foi aplicado visando a um empreendimento imobiliário para a terceira idade, identificando-se nesse segmento da sociedade um nicho de mercadoem franca expansão e não atendido em suas necessidades e anseios sob vários aspectos e, particularmente, quanto ao aspecto moradia assistida. Um banco de dados contendo 34 entrevistas com pessoas do bairro, que se enquadram no segmento da terceira idade, é a fonte de dados utilizados para ilustração de um conjunto de diretrizes para o empreendimento, oferecendo assim respaldo à etapa de concepção que se segue.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

Diretrizes para desenvolvimento de produto na construção civil: um estudo de caso em Campos dos Goytacazes/RJ aplicado a empreendimentos para a terceira idade. Revista Vértices, [S. l.], v. 9, n. 1/3, p. 171–172, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/200.. Acesso em: 25 abr. 2024.