Comunicação e educação no espaço institucional: o diálogo comprometido com a realidade social

Autores

  • Vera Raimunda Amério Asseff

Palavras-chave:

Comunicação, Diálogo, Educação, Intervenção Social

Resumo

Na perspectiva de fornecer subsídios para um pensar alternativo sobre o significado e alcance das propostas advindas do cenário social, em sua maioria, como via de mão única , este estudo se propõe a refletir sobre o processo comunicacional que pode ser observado nos pequenos espaços sociais que compõem a contemporaneidade, entendidos não somente enquanto superfícies territoriais, mas como espacialidades definidas pelos recentes sistemas tecnológicos de comunicação. Nesse contexto, também busca identificaras ações dos atores que estão inviabilizando ou favorecendo a comunicação dialógica, na perspectiva de contribuir para a superação do mito do “pensamento único”, fundamentado no princípio da irreversibilidade do capitalismo globalizado. Para tanto requer: (a) a compreensão de que os campos da comunicação e da educação, embora distintos, possuem áreas de interseção que os fazem caminhar em conjunto, constituindo campos de intervenção social e (b) a compreensão de que a dialogicidade no processo comunicativopossibilita a coesão entre os sujeitos comunicantes e o fortalecimento da consciência destes atores de pertencerem a um grupo social, que no seu estar juntos coletivamente, devem compartilhar dos mesmos princípios de identidade que norteiam seus ideários. Assim, o estudo apresenta a tese de que o processo de comunicações interpessoais de dialogicidade, que ocorre em espaços institucionais, gera alternativas de intervenção na realidade social, no sentido de contribuir para a superação do mito do “pensamento único”, inerente ao ideário da globalização.

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Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

Comunicação e educação no espaço institucional: o diálogo comprometido com a realidade social. Revista Vértices, [S. l.], v. 7, n. 1/3, p. 157–158, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/201.. Acesso em: 19 abr. 2024.