Gerenciamento hídrico ambiental em usinas termoelétricas – estudo de caso dos efluentes da UTE Mário Lago associado à qualidade da água no rio Macaé

Autores

  • Adriana Sant’Ana Tenório de Matos

Palavras-chave:

Gerenciamento hídrico, Monitoramento de efluentes, Gestão ambiental, Tratamento de efluentes, Usina termelétrica

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo final avaliar o gerenciamento hídrico ambiental em usinas termoelétricas, e em especial, realizar um estudo de caso dos efluentes na Usina Termoelétrica Mário Lago, localizada na cidade de Macaé. Foram abordados nesta dissertação a conscientização versus acidentes ambientais, a legislação ambiental brasileira e os requisitos legais aplicáveis à gestão de recursos hídricos, tendências de normas nacionais e internacionais, balanço hídrico e o detalhamento de sistemas de monitoramento de efluentes e qualidade de água implementados na UTE Mario Lago e sua aplicabilidade a outros empreendimentos, usinas termoelétricas, indústrias brasileiras e internacionais. Foram avaliados dados do monitoramento hídrico ambiental da UTE Mário Lago, um grande empreendimento no segmento termoelétrico, entre os anos de 2002 e 2008, tendo sido avaliado o sistema de gestão ambiental, com foco em monitoramento de efluentes e qualidade da água do corpo hídrico receptor para um empreendimento industrial, e comentadas as ferramentas essenciais para se promover a melhoria contínua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

Gerenciamento hídrico ambiental em usinas termoelétricas – estudo de caso dos efluentes da UTE Mário Lago associado à qualidade da água no rio Macaé. Revista Vértices, [S. l.], v. 11, n. 1/3, p. 138, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/24.. Acesso em: 29 mar. 2024.