Gerenciamento de resíduos associado à gestão de recursos hídricos: levantamento de indicadores de saneamento ambiental para um bairro no Município Conceição de Macabu/RJ

Autores

  • Élida Quitete Domingos

Palavras-chave:

Tratamento de efluentes, Gestão, Diagnóstico socioambiental

Resumo

Os usos da água geram conflitos em razão de sua multiplicidade, ocasionando aumento de demandas, tanto nos aspectos qualitativos quanto nos quantitativos. Na atualidade, o esgotamento sanitário inadequado constitui um dos principais problemas nos sistemas hídricos. Na proposição de soluções às demandas encontradas, diversos aspectos devem ser considerados de forma sistêmica e integrada, incluindo-se a avaliação das diferentes condições ambientais de um local. No presente estudo de caso, avaliou-se o bairro Piteira, no município de Conceição de Macabu/RJ, por meio de diagnóstico socioambiental, enfatizados e as condições sanitárias tais como, abastecimento de água e tratamento de esgotos, assim como suas influências diretas e indiretas nas condições do ambiente local. A coleta das informações foi efetuada a partir de junho de 2007, sendo realizadas pesquisas em campo com uma frequência média trimestral até junho de 2008. De acordo com os resultados obtidos, há fortes indicativos de que a água utilizada para consumo dos moradores locais encontrase fora dos padrões de potabilidade. Observouse, ainda, que embora haja falta de acesso da população às informações da qualidade da água, há uma clara percepção por parte dos moradores quanto aos problemas relativos a esse recurso. Entretanto, o grau de escolaridade observado na população, aliado à ausência de informações corretas, quanto aos aspectos de saneamento ambiental, mascaram as condições de qualidade da água, que se refletem na saúde pública. Verificaram-se também, deficiências no sistema de tratamento de esgotos, com despejo de efluentes em condições inadequadas no Rio Macabuzinho. Este trabalho preliminar permite a criação de um ponto de partida para o desenvolvimento de programas de educação ambiental, promovendo-se a democratização das informações de saneamento, de forma a propiciar a participação qualificada dos moradores, sensibilizando-os. Nesse sentido, ressalta-se a importância do incentivo a esta mobilização e à participação, uma vez que poderá possibilitar a busca de alternativas de mitigação dos impactos ambientais apresentados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

Gerenciamento de resíduos associado à gestão de recursos hídricos: levantamento de indicadores de saneamento ambiental para um bairro no Município Conceição de Macabu/RJ. Revista Vértices, [S. l.], v. 11, n. 1/3, p. 141–142, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/26.. Acesso em: 18 abr. 2024.