Indicadores de qualidade do ar como instrumento de gestão ambiental em operação de unidades de geração termelétrica a gás natural: estudo de caso da Usina Termelétrica Mário Lago

Autores

  • Hudson de Oliveira Paixão

Palavras-chave:

Indicador ambiental, Mineração de dados, Gestão ambiental, Árvore de decisão, Usina termelétrica

Resumo

Objetivou-se, com o presente estudo, investigar, com base nas práticas correntes de aquisição de dados de qualidade do ar de uma típica usina termelétrica a gás natural – Usina Termelétrica Mário Lago - como se encontram o nível de relacionamento entre as medições operacionais de geração de energia elétrica e as medições de qualidade do ar e meteorológicas, propondo indicadores que relacionem a operação do empreendimento, com consequente emissão de gases de exaustão, com a qualidade do ar, de maneira que interferentes meteorológicos, além da própria geração elétrica do empreendimento, tenham sua contribuição considerada. A partir de uma revisão da literatura com destaque às pesquisas realizadas sobre levantamento de indicadores ambientais e aplicação da técnica de Mineração de Dados. Duas bases principais de dados foram analisadas – uma com dados horários de geração de vinte turbinas aeroderivativas, cobrindo o período de 2002 a 2005, e outra com dados horários de qualidade do ar para dois pontos próximos à Usina, e meteorológicos, para três pontos também próximos ao empreendimento estudado, para o mesmo período. A mineração de dados foi feita com auxílio de árvores de decisão geradas pelo pacote Weka (Waikato Environment for Knowledge Analysis), que é formado por um conjunto de implementações de algoritmos de diversas técnicas de Mineração de Dados. Caracteriza-se, assim, como uma pesquisa descritiva, visto que são analisados dados existentes, via Mineração de Dados e interpretação dos resultados, focando causas e conseqüências; e aplicada, uma vez que o objetivo final foi o levantamento de formulação de indicadores que permitam a visualização direta da influência da operação do empreendimento estudado na qualidade do ar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

24-05-2010

Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

Indicadores de qualidade do ar como instrumento de gestão ambiental em operação de unidades de geração termelétrica a gás natural: estudo de caso da Usina Termelétrica Mário Lago. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 123–124, 2010. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/260.. Acesso em: 28 mar. 2024.