Gestão do design e marketing institucional na imagem corporativa do Instituto Federal Fluminense

Autores

  • Cláudia Marcia Alves Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Marcos Antonio Esquef Maciel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20140039

Palavras-chave:

Imagem corporativa, Marketing, Gestão de Design

Resumo

O objetivo deste estudo é fomentar o desenvolvimento de uma imagem corporativa para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em especial, o Instituto Federal Fluminense, por meio da inserção de ações de marketing e da criação de uma cultura de gestão do design dentro dessas organizações. Para tanto, este artigo reúne e analisa uma literatura diversificada, que nos fornece embasamento teórico sobrecomo essas duas áreas do conhecimento podem atuar, de forma estratégica, para o desenvolvimento, o fortalecimento e a difusão da imagem percebida pelo público dessas instituições de ensino.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Marcia Alves Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Especialista em Gestão, Design e Marketing (IFFluminense). Tecnóloga em Design Gráfico pelo CEFET Campos. Programadora Visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. Email: cferreira@iff.edu.br
  • Marcos Antonio Esquef Maciel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Educação (UFF). Docente do curso de Tecnólogo em Design Gráfico Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. Email: esquef@gmail.com

Downloads

Publicado

07-05-2015

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Gestão do design e marketing institucional na imagem corporativa do Instituto Federal Fluminense. Revista Vértices, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 185–209, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20140039. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20140039.. Acesso em: 19 abr. 2024.