Gestão de Saúde Mental em Município de Pequeno Porte no Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Tânia Cristine Rodrigues da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Mauro Macedo Campos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n315-02

Palavras-chave:

Reforma Psiquiátrica, Humanização, Gestão Municipal de Saúde Mental

Resumo

Este artigo discute exploratoriamente a gestão da saúde mental em município de pequeno porte no Estado do RJ, a partir da Lei n.º 10.216/2001. Nessa direção, apresenta, como fio condutor, a Reforma Psiquiátrica brasileira, conceitos de Humanização e Gestão pública. Trata-se de estudo de caso, com enfoque qualitativo e embasamento bibliográfico articulado a entrevistas abertas ao gestor de saúde, ao diretor do Centro de Atenção Psicossocial e a integrante dessa equipe técnica. Os resultados evidenciam a necessidade de maior interação do gestor de saúde com a área da saúde mental, de modo que a Humanização se consolide na esfera municipal.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tânia Cristine Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Assistente social no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, núcleo de Itaperuna, Itaperuna/RJ - Brasil. E-mail: taniacrisrodrigues@yahoo.com.br.  
  • Mauro Macedo Campos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LGPP/UENF). E-mail: mauromcampos@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

08-04-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Gestão de Saúde Mental em Município de Pequeno Porte no Estado do Rio de Janeiro. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 35–64, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v17n315-02. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v17n315-02.. Acesso em: 28 mar. 2024.