Eu leio. Você lê? Desafios e possibilidades no trabalho com o letramento literário

Autores

  • Maria Leuziedna Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Sousa/PB
  • Maria Rosaly de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Priscila Tavares Lacerda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p59-75

Palavras-chave:

Leitura, Mediação, Letramento literário

Resumo

Este artigo é resultante de um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), que teve como objetivo analisar os fatores contribuintes para o processo de formação leitora do texto literário, a fim de verificar como os jovens fazem suas escolhas de textos literários, bem como conhecer as dificuldades e facilidades que enfrentam em contato com esses gêneros. Para tanto, utilizamos a pesquisa quantiqualitativa por meio da aplicação de questionário constituído de perguntas abertas e aplicado com os alunos dos cursos Técnico Integrado em Informática e Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)/campus Sousa. Analisamos também as percepções advindas das observações do Clube Leitor do mesmo campus, na tentativa de verificar de que forma a intervenção de atividades que medeiam o letramento literário favorecem o estímulo à formação leitora. Com base na análise de dados, observamos que o elemento que distancia o aluno da leitura é a falta de incentivo, ou seja, da construção de uma atmosfera que o envolva, tanto na sala de aula, quanto nos demais ambientes que o acolhem. Para superar isso, faz-se necessário que o professor possua um aparato teórico-metodológico norteador em suas aulas, uma vez que a mediação favorece o letramento literário, tendo como suporte o Método Recepcional e uma concepção de leitura que articulam o interacional ao discursivo, auxiliando na organização e na seleção de textos, de modo a alcançar os objetivos da formação do leitor.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Leuziedna Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e especialista em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2003). Professora do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Brasil. E-mail: leuziednadantas@hotmail.com.
  • Sayonara Abrantes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Sousa/PB
    Doutoranda e Mestre em Linguística, pesquisadora na área de Linguística Aplicada. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Sousa/PB - Brasil. E-mail: sayonara_abrantes@hotmail.com.
  • Maria Rosaly de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
    Aluna do Curso Técnico e bolsista PIBICEM no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Brasil. E-mail: mariarosaly17@hotmail.com.
  • Priscila Tavares Lacerda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
    Aluna do Curso Técnico e bolsista PIBICEM no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Brasil. E-mail: prilindasinger@hotmail.com.

Publicado

03-07-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Eu leio. Você lê? Desafios e possibilidades no trabalho com o letramento literário. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 59–75, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n12017p59-75. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/6953.. Acesso em: 29 mar. 2024.