De receptor a co-enunciador: últimos 30 anos de ensino de leitura em Língua Estrangeira

Autores

  • Sandra Venancio Kezen Buchaul

Palavras-chave:

Reflexão, Ensino/aprendizagem, Língua estrangeira, Estratégias de leitura, Modelo sociointeracional, Interacionismo sócio-discursivo

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo criar espaços para (auto)reflexão sobre a situação de ensino/aprendizagem de leitura em língua estrangeira. Para tanto, buscou verificar como aulas de inglês contribuem para que o professor se conscientize sobre o processo da leitura em língua estrangeira e para a (re)construção de significados sobre esse processo. Este estudo está fundamentalmente embasado nos construtos teóricos do modelo sociointeracional de leitura (MOITA LOPES, 2000; NUNES, 2000; WIDDOWSON, 1983, 1990) aliado às estratégias de leitura (NUTTALL, 1982, 1996) e complementado pelo interacionismo sócio-discursivo (BRONCKART, 2003; VYGOTSKY, 1998; BAKHTIN, 1989, 2000, entre outros). Fundamenta-se, também, em Freire (1997, 2001), Wallace (1992) e Silberstein (1987) no que tange à conscientização, reflexão e questionamentos sobre o processo de ensino/aprendizagem. Além disso, questões relacionadas ao ensino da leitura em LE foram apoiadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Estrangeira (PCN-LE, 1998) e no desenvolvimento das capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 1998).

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Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

De receptor a co-enunciador: últimos 30 anos de ensino de leitura em Língua Estrangeira. Revista Vértices, [S. l.], v. 9, n. 1/3, p. 177–178, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/71.. Acesso em: 25 abr. 2024.