Lodo de esgoto: diretrizes e o seu uso como fertilizante, condicionador de solo e substrato florestal

Autores

  • David Pessanha Siqueira Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Deborah Guerra Barroso Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Claudio Roberto Marciano Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n32017p171-186

Palavras-chave:

Resíduos orgânicos, Sustentabilidade, Legislação ambiental

Resumo

O lodo de esgoto é um resíduo gerado após o tratamento dos esgotos e consiste em um problema ambiental crescente, devido ao aumento das redes de coleta e tratamento desses efluentes. A disposição desse resíduo na agricultura vem se apresentando como a mais adequada, com efeitos positivos apontados por várias pesquisas. No entanto, existem critérios e procedimentos que devem ser contemplados para o gerenciamento legal do lodo. Serão apresentadas as principais diretrizes para utilização do lodo na agricultura, sua influência na fertilidade do solo, como condicionador de solo, e seu desempenho como substrato florestal, destacando os pontos positivos e negativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • David Pessanha Siqueira, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Engenheiro agrônomo, Mestrando do programa de Produção Vegetal da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) - Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: pessanhasdavid@hotmail.com.
  • Deborah Guerra Barroso, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Produção Vegetal (UENF). Engenheira agrônoma e Professora do laboratório de Fitotecnia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) - Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: deborah@uenf.br.
  • Claudio Roberto Marciano, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em solos e nutrição de plantas (ESALQ/USP). Engenheiro agrônomo e Professor do Laboratório de Solos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) - Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: marciano@uenf.br.

Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Lodo de esgoto: diretrizes e o seu uso como fertilizante, condicionador de solo e substrato florestal. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 171–186, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n32017p171-186. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/7587.. Acesso em: 28 mar. 2024.