Uma abordagem de apoio à criação de arquiteturas de referência de domínio baseada na análise de Sistemas Legados

Autores

  • Aline Pires Vieira de Vasconcelos

Palavras-chave:

Arquiteturas de Referência de Domínio, Recuperação de Arquitetura, Análise Dinâmica, Engenharia de Domínio, Variabilidade

Resumo

Grandes empresas costumam possuir sistemas de software que representam esforço e recursos investidos, além de embutirem conhecimento sobre o negócio. É comum que elas desenvolvam software no mesmo domínio, a fim de atender a diferentes clientes em um mesmo ramo de negócio. Esse fato tem motivado a adoção de abordagens de reutilização como Engenharia de Domínio (ED) e Linha de Produtos (LP). A ED pode ser entendida como o processo de identificação e organização do conhecimento sobre uma classe de problemas, isto é, o domínio do problema, para suportar a sua descrição e solução. A LP pode ser vista como uma vertente da ED, cujo foco foi transferido para o âmbito empresarial. Em ambas as abordagens a arquitetura de referência de domínio ou Domain Specific Software Architecture (DSSA) representa a base para a instanciação de aplicações. Ela atende aos requisitos do domínio, expressando as suas similaridades, opcionalidades e variabilidades, isto é, aspectos similares e distintos entre as aplicações do domínio. Embora os sistemas existentes, comumente denominados sistemas legados, representem uma das fontes de informação essenciais para a ED e LP, eles, em geral, não possuem documentação atualizada para a sua compreensão. Nesse contexto, a Engenharia Reversa (ER) provê técnicas para a reconstrução de modelos para esses sistemas, partindo da análise estática ou dinâmica. Porém, não oferece apoio à análise desses modelos para a sua reutilização. Diante desse cenário, esta tese propõe uma abordagem de apoio à criação de DSSAs a partir de sistemas legados, que envolve: um processo de ER, com foco na recuperação de elementos arquiteturais que representem conceitos do domínio e a comparação das arquiteturas recuperadas em um domínio, identificando as suas semelhanças e diferenças, por meio de técnicas, como a adoção de um dicionário de sinônimos, comparação de nomes de elementos por intermédio de substrings em comum, dentre outros. A análise dinâmica é priorizada no processo de Engenharia Reversaproposto, visto que os sistemas analisados são Orientados a Objetos, mas a análise estática a complementa. As abordagens de ED e LP existentes não costumam oferecer esse apoio sistemático à criação de DSSAs a partir de sistemas legados, como a abordagem proposta, que define uma seqüência de atividades, apoiadas por critérios, técnicas e ferramental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

Uma abordagem de apoio à criação de arquiteturas de referência de domínio baseada na análise de Sistemas Legados. Revista Vértices, [S. l.], v. 9, n. 1/3, p. 197–198, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/81.. Acesso em: 29 mar. 2024.