Gestão e Conselhos Escolares: democracia como processo dinâmico e em permanente movimento

Autores

  • Arildo dos Santos Amaral Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n32017p63-69

Palavras-chave:

Gestão, Escolas Públicas, Conselhos Escolares

Resumo

Esta pesquisa se propõe a analisar a política de gestão democrática na escola pública e seu funcionamento vinculado às configurações sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil Contemporâneo. Aponta para a confluência entre o projeto participatório/democratizante e o processo de adequação estrutural. Tem o propósito de compartilhar com as comunidades científica e escolar algumas reflexões e conclusões sobre os mecanismos de democratização da escola pública, exercidos pelo Conselho Escolar, em tempos de ajuste neoliberal, bem como identificar os avanços, limites e possibilidades dessa caminhada que contou com a efetiva participação de representantes dos segmentos da comunidade escolar.

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Biografia do Autor

  • Arildo dos Santos Amaral, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Especialista em Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Docência do Ensino Superior. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (PPGEn/UFF), Pedagogo, Orientador Educacional e Professor na Rede Municipal de Ensino - Prefeitura Municipal de Cambuci/RJ – Brasil. E-mail: arildosantos16@hotmail.com.

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Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Gestão e Conselhos Escolares: democracia como processo dinâmico e em permanente movimento. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 63–69, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n32017p63-69. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/9567.. Acesso em: 20 abr. 2024.