Fotossíntese e eletromagnetismo: uma abordagem interdisciplinar para alunos de Ciências da Natureza

  • Ramon Ribeiro de Souza
  • Wladimir Alexandre Silva Damasceno
  • Cristine Nunes Ferreira
  • Wander Gomes Ney
Palavras-chave: Eletromagnetismo, Física, Química, Biologia, Interdisciplinaridade, História da Física

Resumo

Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, RJ, Brasil.A proposta deste trabalho é desenvolver metodologias para possibilitar melhorias na qualidade do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do CEFET Campos. Propomos um estudo envolvendo métodos interdisciplinares e a estrutura do conhecimento científico da natureza, no contexto conceitual das teorias desenvolvidas. Mostramos que existem conexões envolvendo um tema mais fundamental que permearia grande parte do campo científico. A escolha para essa abordagem interdisciplinar foi o tema eletromagnetismo por estar presente em quase todas as Ciências da Natureza e por ter sido um ponto de partida para descobertas fundamentais de conceitos físicos que, permitiram, grandes unificações dentro das Ciências da Natureza. Nosso objetivo é discutir e desenvolver materiais bibliográficos que permitam uma visão mais unificada dessas ciências e que apresentem metodologias de ensino para uma melhor relação conhecimento-aprendizagem. Espera-se também que essas metodologias permitam atualizações em relação a alguns temas que são pouco discutidos. 

Biografia do Autor

Ramon Ribeiro de Souza
Graduando do Curso de Licenciatura em Física do CEFET Campos. Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos em Física (NUFIS).
Wladimir Alexandre Silva Damasceno
Graduando do Curso de Licenciatura em Física do CEFET Campos. Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos em Física (NUFIS).
Cristine Nunes Ferreira
??? Doutora em Física. Professora do CEFET Campos, do Núcleo de Estudos em Física (NUFIS).
Wander Gomes Ney
???? Doutor em Física. Professor do CEFET Campos, do Núcleo de Estudos em Física (NUFIS).
Publicado
27-01-2012
Seção
Resumos Expandidos