Sistema de comunicação OPC para uma coluna de destilação piloto

  • Ronald Coutinho da Silva
  • Adelson Siqueira Carvalho
  • Dênis Barbosa do Nascimento
Palavras-chave: Colunas de destilação, DDE, OPC, Foundation Fieldbus

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar duas diferentes formas de comunicação entre uma coluna de destilação piloto e o software Matlab®, permitindo, desta forma, que as variáveis do sistema possam ser visualizadas e modificadas pelo software e, conseqüentemente, permitiria a utilização de sistemas de controle avançado. Dois protocolos de troca dinâmica de dados são utilizados bem como os comandos e ferramentas para realizar a comunicação. Os resultados demonstram que, através da utilização da metodologia, podem-se desenvolver sistemas de controle adequado às necessidades dos sistemas produtivos industriais, tais como colunas e plantas de destilação.

Biografia do Autor

Ronald Coutinho da Silva
Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do CEFET Campos. Bolsista de IC do projeto OCDEE vinculado ao NPO.
Adelson Siqueira Carvalho
Mestre em Engenharia de Produção/UENF. Professor do Curso de automação do CEFET Campos. Orientador do projeto de IC - OCDEE).Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Operacional (NPO).E-mail: acarval@iff.edu.br.
Dênis Barbosa do Nascimento
Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do CEFET Campos. Bolsista de IC do projeto OCDEE vinculado ao NPO. 
Seção
Resumos Expandidos