Trabalho de Campo e produção de videodocumentário: pensar e fazer em Geografia – um estudo de caso na Educação Básica em Campos dos Goytacazes/RJ

Autores

  • Déborah de Souza Martins
  • Thereza Christina B.S. Cruz

Palavras-chave:

Trabalho de campo, Pesquisa, Videodocumentário, Ensino de Geografia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência em trabalho de campo em escola de nível fundamental e médio do município de Campos dos Goytacazes/ RJ, o Colégio Estadual Nilo Peçanha (CENP), que incorpora as novas tecnologias em seu relatório final através da confecção de um videodocumentário. Aborda a necessidade de sistematizar nas instituições escolares o conhecimento empírico e teórico, num diálogo necessário entre os saberes disciplinares que muito contribuem para a compreensão da intrincada relação homem-natureza, à luz das recentes teorias que defendem a sustentabilidade, requerendo por parte de seus partícipes um constante aprimoramento pedagógico e tecnológico. O roteiro para a confecção do vídeo foi idealizado por alunos e professores da unidade escolar, contendo as observações e considerações pertinentes, selecionando-se fotos e vídeos dos locais visitados. A base deste trabalho parte da premissa da realização de uma pesquisa investigativa e crítica das formas de apropriação dos espaços naturais pela sociedade a partir da escala local, espaço de vivência dos alunos da região Norte Fluminense.

Biografia do Autor

  • Déborah de Souza Martins
    Professora da Rede Estadual de Educação em Campos dos Goytacazes. Graduada na Licenciatura em Geografia e pós-graduanda Lato Sensu em ensino de Geografia pelo IFF Campus Campos-Centro.
  • Thereza Christina B.S. Cruz
    Professora das Redes Estadual e Municipal de Educação, em Campos dos Goytacazes. Graduada em Licenciatura em Geografia e pós-graduanda Lato Sensu em ensino de Geografia pelo IFF Campus Campos-Centro

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