A EXPERIÊNCIA DA INTERAÇÃO, DA DIALOGICIDADE E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROJETO PROEJA FIC/CÁCERES/MT

  • Acir Fonseca Montecchi
  • Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi
Palavras-chave: EXPERIÊNCIA, INTERAÇÃO, DIALOGICIDADE, APRENDIZAGEM, PROJETO, PROEJA, FIC, CÁCERES, MT

Resumo

INTRODUÇÃO:O PROEJA FIC iniciou-se em Cáceres, Mato Grosso, no ano de 2010 e objetivava ofertar o Ensino Fundamental integrado a formação inicial e continuada a agricultores familiares da comunidade de Vila Aparecida – comunidade localizada na zona rural a 50 quilômetros da cidade – e pescadores ligados à Colônia Z2 e suas famílias. Pensado inicialmente para ter a duração de três anos, foi estendido por mais dois anos ao verificar-se a necessidade de uma temporalidade maior para a formação dos educandos. O estudo relata a experiência desenvolvida com pescadores e famílias ribeirinhas, as escolhas metodológicas que oportunizam o retorno à escola, em alguns casos, o primeiro contato com a sala de aula, o calendário diferenciado que tem suas atividades intensificadas no período da piracema (novembro a fevereiro). Uma vez por mês, coordenadores, colaboradores e professores, visitam os pescadores nos seus locais de trabalho. Previamente agendada, possibilita o contato dos membros do projeto com a realidade do estudante/trabalhador durante um final de semana. Momento em que os pescadores recebem coordenadores, professoras e outros colegas nos acampamentos, trocam informações, tiram dúvidas e compartilham experiências na construção de novos conhecimentos.

Biografia do Autor

Acir Fonseca Montecchi
Universidade do Estado de Mato Grosso. Graduado em História, Mestre em História
Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/Campus Cáceres. Graduada em Letras. Mestre em História