Análise microbiológica da água proveniente das fontes de abastecimento utilizadas em uma instituição de ensino pública da cidade de Januária/MG, Brasil

Autores

  • Luiz Carlos Ferreira Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Joice Rodrigues Silva Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG)

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v12n12018p31-42

Palavras-chave:

Qualidade da Água, Coliformes, Poluição da Água

Resumo

A água é um dos bens mais preciosos do planeta, posto ser ela essencial para a existência de vida e elemento fundamental ao desenvolvimento de diversas atividades humanas, sendo, portanto, um recurso ambiental indispensável, podendo, contudo, também veicular microrganismos nocivos à saúde humana. A água contaminada por microrganismos patogênicos é a principal fonte de transmissão de doenças nos países em desenvolvimento, evidenciando que o controle de sua qualidade para consumo humano é importante para a promoção de medidas de intervenção de modo a garantir água de boa qualidade. O presente trabalho objetivou avaliar a qualidade microbiológica da água proveniente das diversas fontes de abastecimento utilizadas em uma instituição de ensino pública da cidade de Januária/MG, uma vez que, excetuando-se a fonte de abastecimento público, a água das demais fontes da instituição não é submetida a análises que possam comprovar sua potabilidade. Nas amostras de água analisadas foi utilizado o método Colilert IDEXX Quanti-Tray®/2000 para determinação do Número Mais Provável (NMP) de bactérias coliformes totais e Escherichia coli. Todas as amostras de água analisadas provenientes de poços artesianos apresentaram contaminação por bactérias do grupo coliformes totais acima dos limites legais de potabilidade determinados pela legislação brasileira, sugerindo a necessidade de práticas de monitoramento e tratamento de modo a evitar possíveis riscos à saúde dos consumidores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Ferreira, Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG)
    Doutor em Ciência de Alimentos (UFMG). Professor do Instituto Federal Norte de Minas Gerais campus Januária-MG, Brasil.
  • Joice Rodrigues Silva, Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG)
    Licencianda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Downloads

Publicado

20-07-2018

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Análise microbiológica da água proveniente das fontes de abastecimento utilizadas em uma instituição de ensino pública da cidade de Januária/MG, Brasil. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 31–42, 2018. DOI: 10.19180/2177-4560.v12n12018p31-42. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/10007.. Acesso em: 16 abr. 2024.