Levantamento dos processos intervenientes na concentração de material particulado no município de Campos dos Goytacazes/RJ

Autores

  • Fernanda do Nascimento Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campos campus Guarus.
  • Kargean Vianna Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campos campus Guarus.
  • Osmane Pessanha Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campos campus Guarus.

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v12n12018p57-88

Palavras-chave:

Poluição atmosférica, Material particulado, Qualidade do ar

Resumo

Foram analisados os dados de monitoramento do ar da região de Campos dos Goytacazes/RJ referentes aos anos de 2012, 2013 e 2015, a partir da coleta de valores de massa do material particulado suspenso, através dos amostradores de grande volume (Hi-Vol) do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, e se discriminaram aqueles fatores consideravelmente influentes: fluxo de veículos automotores; incremento populacional; ocorrência de queimadas em canaviais; e ainda fatores climatológicos (índices de precipitações obtidos por meio do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia). Foi efetuado tratamento estatístico para observações de tendências e preenchimento de eventuais ausências de dados. Verificou-se que o regime de chuvas exerceu importante papel no assentamento do particulado em suspensão, estabelecendo uma razão inversamente proporcional. O aumento da população no município, associado ao aumento de veículos circulantes, significa maior quantidade de material particulado emitido e disperso pelo efeito de turbulência dos automóveis. Também foram alocados espacialmente os focos e períodos preferenciais de queimadas, percebendo-se que há influências sobre as concentrações de material particulado suspensos no ar. Notou-se ainda diferenças entre os valores encontrados entre os dois pontos de coleta, isso possivelmente devido às influências e peculiaridades locais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda do Nascimento Faria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campos campus Guarus.
    Graduada em Bacharelado em Engenharia Ambiental (IFF - Guarus) - Campos dos Goytacazes.
  • Kargean Vianna Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campos campus Guarus.
    Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campos campus Guarus.
  • Osmane Pessanha Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campos campus Guarus.
    Especialista em Problemas Ambientais Regionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campos campus Guarus.

Downloads

Publicado

20-07-2018

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Levantamento dos processos intervenientes na concentração de material particulado no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 57–88, 2018. DOI: 10.19180/2177-4560.v12n12018p57-88. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/10034.. Acesso em: 28 mar. 2024.