Possível Influência do Fenômeno Climático Oceânico-Atmosférico El Niño Oscilação Sul (ENOS) sobre a Precipitação Acumulada Mensal em Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

  • Antonio Ivo Gomes Barbosa Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PPG/UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Gustavo Henrique Naves Givisiez Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PPG/UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Eduardo Manuel Rosa Bulhoes Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PPG/UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
Palavras-chave: ENOS, Precipitação, Norte Fluminense, Teleconexões

Resumo

Este estudo se baseia na hipótese de existir alguma relação entre o fenômeno climático oceânico-atmosférico El Niño Oscilação Sul (ENOS) e o comportamento do clima no município de Campos dos Goytacazes, situado ao norte do estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do Brasil, no que se refere aos valores de precipitação acumulada mensal. Para isso, foram analisadas seis estações distribuídas no município de Campos dos Goytacazes/RJ, sendo uma estação climatológica e cinco estações pluviométricas. Foi também utilizado o banco de dados fornecidos pela NOAA, no qual é possível observar valores de TSM na porção sul-oriental do Oceano Pacífico, de modo a identificar os períodos de ocorrência do fenômeno oceânico-atmosférico ENOS e relacioná-los com os dados climatológicos de precipitação acumulada mensal no município de Campos dos Goytacazes/RJ cedidos por duas plataformas on-line: Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP), desenvolvida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); e HidroWEB, desenvolvida pela Agência Nacional de Águas (ANA). Por fim, foi elaborada uma planilha com o intuito de relacionar os períodos de eventos ENOS mais intensos com uma distribuição dos valores de precipitação acumulada mensal nas seis estações climatológicas mencionadas anteriormente, tendo como recorte temporal o período entre os anos de 1961 e 2016. Após uma análise desses dados utilizando métodos estatísticos, percebeu-se que, a princípio, não foi possível obter clara evidência de relação entre a ocorrência de fenômeno ENOS e o comportamento dos valores de precipitação acumulada mensal em Campos dos Goytacazes/RJ nesse recorte temporal, ainda que o resultado da linha de tendência do diagrama de dispersão apontasse para que maiores valores de precipitação acumulada mensal ocorressem durante episódios de La Niña. Entretanto, estudos devem continuar sendo realizados para uma melhor compreensão acerca do ENOS e de seus possíveis efeitos na Região Sudeste brasileira, visto que essa relação ainda não está muito clara para a comunidade científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Ivo Gomes Barbosa, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PPG/UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PPG/UFF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.
Gustavo Henrique Naves Givisiez, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PPG/UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PPG/UFF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.  
Eduardo Manuel Rosa Bulhoes, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PPG/UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
Doutor em Geologia e Geofísica Marinha (UFF). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PPG/UFF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.  Titulação: Doutor em Geologia e Geofisica MarinhaÁrea de atuação: Climatologia, Geomorfologia e Geologia Marinha, Processos LitorâneosTel.: (22) 27330319 rml 4134Celular: (21) 965833545E-mail: eduardobulhoes@id.uff.brEndereço: Rua Jose do Patrocinio, 71, Sala G203, Centro, Campos dos Goytacazes/RJ, CEP.28010-385.

Referências

ANA. Agência Nacional de Águas. Disponível em: http://www.snirh.gov.br/hidroweb/. Acesso em: 21 out. 2016.

BANCO de dados climatológicos. Sistema de Geração e Disponibilização de Informações Climatológicas: Rio de Janeiro: Aeroporto Bartolomeu Lisandro. Comando da Aeronáutica. Disponível em: http://clima.icea.gov.br/clima/#. Acesso em: 24 set. 2015.

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 9. ed. Florianópolis, SC: Editora UFSC, 2017.

BARRY, R. G.; CHORLEY, R. G. Atmosfera, Tempo e Clima. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

BDMEP. Banco de dados meteorológicos para ensino e pesquisa. Disponível em: http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/. Acesso em: 21 out. 2016.

CAMILLONI, I. et al. Atlas Visual da Ciência: Clima. Buenos Aires: Editorial Sol 90, 2007. 95 p.

CLIMATE DATA. ClimateData.org, OpenStreetMap.org. 2016. Disponível em: http://pt.climate-data.org/location/4053/. Acesso em: 24 nov. 2016.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=330100. Acesso em: 19 out. 2016.

INMET. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2016. Disponível em http://www.inmet.gov.br/portal/. Acesso em: 24 nov. 2016.

LANDIM, P. M. B. Análise estatística de dados geológicos. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2003.

LEITE, A. F. Comportamento espaço-temporal das chuvas no Norte Fluminense, RJ. In: LEITE, A. F.; GOMES, M. A. S. Dinâmica ambiental e produção do espaço urbano e regional no Norte Fluminense. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2013. p. 11-34.

MEI Index. Disponível em: http://www.esrl.noaa.gov/psd/enso/mei/table.html. Acesso em: 21 out. 2016.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Texto, 2007.

ROGERSON, P. A. Métodos estatísticos para Geografia. Porto Alegre: Bookman, 2012.

SEBRAE/RJ. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RJ/Anexos/Sebrae_INFREG_2014_Norte.pdf. Acesso em: 24 nov. 2016.

STEINKE, E. T. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.

Publicado
27-06-2019
Como Citar
GOMES BARBOSA, A. I.; NAVES GIVISIEZ, G. H.; BULHOES, E. M. R. Possível Influência do Fenômeno Climático Oceânico-Atmosférico El Niño Oscilação Sul (ENOS) sobre a Precipitação Acumulada Mensal em Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 13, n. 1, p. 79-99, 27 jun. 2019.
Seção
Artigos originais