Impactos de obras costeiras na linha de costa: O Caso do Porto do Açu, Município de São João da Barra, RJ

Autores

  • Luca Lämmle Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Instituto de Geociências, Campinas/SP
  • Eduardo Manuel Rosa Bulhões Universidade Federal Fluminense (UFF) - Unidade de Estudos Costeiros, Niterói/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v13n12019p131-152

Palavras-chave:

Porto do Açu, Obras Portuárias, Linha de Costa, Progradação. Retrogradação

Resumo

Dentro da perspectiva dos estudos da dinâmica costeira, este trabalho visa contribuir para o conhecimento relacionado aos impactos oriundos da construção do Porto do Açu, localizado em São João da Barra/RJ. O objetivo é identificar e quantificar as alterações ocorridas na linha de costa do litoral que abrange a área de influência indireta do Porto, com ênfase na área de influência dos ambientes marinhos. A justificativa para a realização deste trabalho são as crescentes intervenções que vêm sendo feitas na área de estudo. A metodologia para alcançar os resultados foi análise de imagens de satélite, vetorização e a sobreposição da linha de costa para identificar alteração, além de calcular a área alterada com suporte de SIG. Dados de batimetria da plataforma continental interna adjacente à área de estudo foram extraídos através das cartas náuticas, a fim de realizar as simulações do comportamento das ondas para a área de estudo para dois cenários: sem e com as estruturas do Porto. Os resultados puderam revelar que na porção ao sul do empreendimento, ao longo de 7,5 km, houve uma progradação média da linha de costa de 14,13 metros entre os anos de 2010 e 2016, enquanto no intervalo de 2003 a 2010 a média de progradação foi de 33,21 metros. Já as simulações de ondas permitiram concluir que elas chegam à costa da localidade do Porto do Açu com características distintas quando comparadas com e sem as estruturas, características estas que se mantêm fora do desvio padrão quando comparadas ao comportamento das ondas em outros pontos de monitoramento analisados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luca Lämmle, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Instituto de Geociências, Campinas/SP
    Mestre em Geografia Física (UFF). Doutorando do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas/SP – Brasil.
  • Eduardo Manuel Rosa Bulhões, Universidade Federal Fluminense (UFF) - Unidade de Estudos Costeiros, Niterói/RJ
    Doutor em Geologia e Geofísica Marinha (UFF). Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói/RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

27-06-2019

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Impactos de obras costeiras na linha de costa: O Caso do Porto do Açu, Município de São João da Barra, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 131–152, 2019. DOI: 10.19180/2177-4560.v13n12019p131-152. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/12491.. Acesso em: 18 abr. 2024.