Influência da contaminação de solo por creosoto na ocorrência de Oligochaeta em fragmentos da Mata Atlântica

Autores

  • Paula Isabelle Gomes Chagas Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Antônio Carlos Felix Ferreira Júnior Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v13n12019p185-195

Palavras-chave:

Creosoto, Oligochaeta, Contaminação ambiental

Resumo

Por sua abundante ocorrência e sua sensibilidade a contaminações e variações da presença de nutrientes, as minhocas são importantes bioindicadores da qualidade do solo. A partir dessa constatação ecológica e dos registros de contaminação de creosoto, composto formado principalmente por hidrocarbonetos aromáticos, no fragmento de Mata Atlântica da Reserva Biológica União, este trabalho buscou avaliar se a presença desse contaminante interfere na ocorrência de Oligochaeta no solo por meio da comparação entre uma área contaminada e outra que não apresenta sinais de contaminação. Ao final dos experimentos percebeu-se significativa diferença na quantidade desses organismos entre as áreas estudadas, com 2,6 vezes mais minhocas na área não contaminada em relação à contaminada, embora a biomassa total tenha sido consideravelmente maior na área com o creosoto, implicando a necessidade de realização de mais estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Isabelle Gomes Chagas, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ

Mestranda em Ecologia e Recursos Naturais (UENF). Bacharela em Engenharia Ambiental pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.

Antônio Carlos Felix Ferreira Júnior, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ

Mestrando em Ecologia e Recursos Naturais (UENF). Bacharel em Engenharia Ambiental pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

27-06-2019

Como Citar

CHAGAS, P. I. G.; FERREIRA JÚNIOR, A. C. F. Influência da contaminação de solo por creosoto na ocorrência de Oligochaeta em fragmentos da Mata Atlântica. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 185–195, 2019. DOI: 10.19180/2177-4560.v13n12019p185-195. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/13001. Acesso em: 9 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos originais