Área de Preservação Permanente (APP) de Corpos Hídricos em Perímetro Urbano: Conflito no Uso e Ocupação das Terras no Município de Rio das Ostras/RJ

Autores

  • Bárbara Barcellos de Almeida Lopes Oliveira Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
  • José Augusto Ferreira da Silva Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v13n12019p24-42

Palavras-chave:

Área de Preservação Permanente, Rios urbanos, Uso do solo urbano

Resumo

As Áreas de Preservação Permanente (APPs) são alvos constantes de pressões antrópicas. Sendo assim, a sua delimitação e a sua caracterização compõem uma importante informação para a tomada de decisão no que se refere a medidas que visam proteger ou recuperar essas áreas ambientalmente sensíveis. O objetivo deste estudo foi avaliar as APPs de corpos hídricos e quais são os tipos de conflitos no uso e na ocupação do solo urbano dessas áreas no município de Rio das Ostras, bem como as resoluções que têm sido efetuadas pelos órgãos de fiscalização ambiental, considerando a efetividade das intervenções. A pesquisa está baseada em método exploratório-descritivo com revisão da literatura na área ambiental, com foco nas APPs de corpos hídricos. Neste sentido, buscou-se um universo de estudo com as publicações mais relevantes, a partir do modelo do estudo bibliométrico. É possível concluir que as APPs são essenciais para a manutenção da função ecológica do ambiente, mas que, em conflito com o uso e a ocupação do solo, acabam sendo ineficazes na proteção do meio.   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Barcellos de Almeida Lopes Oliveira, Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
    Engenheira Ambiental e Sanitária (FSMA). Mestranda em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Macaé/RJ – Brasil.
  • José Augusto Ferreira da Silva, Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Macaé/RJ – Brasil.
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.   

Downloads

Publicado

27-06-2019

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Área de Preservação Permanente (APP) de Corpos Hídricos em Perímetro Urbano: Conflito no Uso e Ocupação das Terras no Município de Rio das Ostras/RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 24–42, 2019. DOI: 10.19180/2177-4560.v13n12019p24-42. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/13104.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>